Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

29/05/2023-16h22

Udesc Alto Vale fará palestra sobre arquivo histórico para escola de Presidente Getúlio

Projeto da Udesc Alto Vale digitaliza arquivo histórico relacionado à imigração italiana - Imagem: Reprod.
Em 7 de junho, às 8h, o Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizará uma palestra para estudantes do ensino médio de Presidente Getúlio, abordando as funções, os serviços e o acervo histórico do Arquivo Público Municipal de Ibirama Carlos Pabst.

Voltada a alunos da Escola de Educação Básica Cecília Ax, a apresentação será ministrada pela coordenadora do APMI Carlos Pabst, Sandra Maria Secchi.

A iniciativa faz parte do ciclo de palestras realizado pelo projeto de extensão “Digitalização do acervo documental da Sociedade Colonizadora Hanseática: Análise da influência italiana na Colônia Hansa-Hammonia", coordenado pelo técnico Rafael Rossi Schafer e contemplado com recursos do edital Campus de Cultura da Udesc.

Imigração italiana

Conforme Schafer, a palestra tem relação com as disciplinas de Língua Italiana e Projeto de Vida, ministradas na escola, que tem como idioma estrangeiro o italiano.

A ação tem parceria do Arquivo Público Municipal de Ibirama, do Circolo Trentino di Presidente Getúlio e da EEB Cecília Ax, de Presidente Getúlio.

Outras duas palestras, abertas à comunidade, estão programadas para este ano: uma sobre dialetos italianos e outra sobre a imigração italiana.

Sobre a palestrante

Sandra Maria Secchi é formada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). Foi professora de escola primária e de segundo grau nos anos 1970 e 1980, e trabalhou durante anos pela causa indigenista, na organização Amazônia Nativa (Opan), nos estados de Mato Grosso, Amazonas e Roraima.

Fez parte da equipe de pesquisa que elaborou o livro “O espirito do camponês, o júbilo do médico, o tormento do prisioneiro e outras histórias ao redor de sua construção”, lançado com recursos do prêmio Elisabeth Anderle.

Integra o Instituto Naturhansa desde 2002, executando trabalhos em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade na floresta nacional de Ibirama. Ingressou no serviço público municipal em 2013 e, desde 2021, é responsável pelo Arquivo Público Municipal de Ibirama Carlos Pabst.

Acervo digital

Além de palestras sobre o tema, o projeto está criando um banco de dados digital de documentos históricos guardados no Arquivo Público Municipal de Ibirama. O objetivo é facilitar a consulta pela comunidade e também identificar as famílias de origem italiana que formaram o núcleo colonial Hamônia, no Vale do Itajaí, no final do século 19.

O principal objetivo das ações é valorizar a cultura italiana no Vale do Itajaí, em especial na microrregião Vale Norte, e conscientizar a população de todas as faixas etárias sobre a necessidade da preservação e da transmissão do seu patrimônio linguístico.

Sobre a sociedade

A Sociedade Colonizadora Hanseática foi uma das agências de imigração responsáveis pela colonização das terras catarinenses. Atuou, entre outras regiões, na colônia Hamônia, que atualmente inclui Ibirama e municípios adjacentes.

Após a falência e o fechamento da sociedade, toda a documentação que dizia respeito ao escritório no núcleo colonial de Hamônia foi para o Arquivo Público Municipal de Ibirama Carlos Pabst. O acervo é composto por mapas, livros de registro de venda de terras, recibos de quitação, títulos de terra e outros, que compõem o patrimônio histórico do período de colonização dessas terras.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail rafael.schafer@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Projeto da Udesc Alto Vale digitaliza arquivo histórico relacionado à imigração italiana
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h