Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

08/03/2019-17h06

Udesc assina contrato com empresa que concluirá obra de novo prédio em Ibirama

Pró-reitor de Planejamento da Udesc, Márcio Metzner, e diretor-geral do Ceavi, Carlos Barth, com o representante da Construrio - Foto: Divulgação
Foi assinado nesta sexta-feira, 8, o contrato com a empresa responsável pela conclusão do novo prédio do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Ibirama. A obra será realizada pela empresa Construrio Empreiteira.

O ato de assinatura contou com a presença do pró-reitor de Planejamento da Udesc, Márcio Metzner, e do coordenador de Engenharia, Projetos e Obras da universidade, Raimundo Nonato. Pelo centro de ensino, estiveram presentes docentes, técnicos e alunos, incluindo o diretor-geral da Udesc Ibirama, Carlos Alberto Barth. 

O valor global do contrato é de R$ 4.125.196,09. Serão executados os serviços remanescentes de construção do prédio no Bairro Bela Vista, que está com 46% da estrutura pronta. O projeto prevê 4,4 mil metros quadrados, distribuídos em dois blocos.

As próximas etapas incluem a assinatura da ordem de serviço, que será realizada após a análise e a aprovação de documentos a serem apresentados pela empresa contratada. A empresa terá então um prazo de até 720 dias para entregar a obra.

No novo prédio, funcionarão todas as atividades da Udesc Ibirama no futuro. Haverá quase 30 salas de aula e laboratórios para os cursos de Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia de Software e Engenharia Sanitária, além de biblioteca e salas para os departamentos e a secretaria acadêmica.

Reurbanização de área

No evento desta sexta, também foi apresentado aos presentes um projeto para reurbanização da área cuja antiga estrutura foi demolida em agosto do ano passado. O projeto foi doado pela empresa PH Engenharia & Construção, por meio de uma assinatura de cedência.

Tanto a demolição das instalações, interditadas pela Defesa Civil, quanto a reurbanização da área foram debatidas no Conselho de Centro (Conceavi), que avaliou o projeto na reunião ordinária de 21 de fevereiro.



Construção paralisada em 2017

Iniciada no fim de 2015, a obra do novo prédio do centro de ensino foi paralisada em setembro de 2017 devido ao não cumprimento de itens obrigatórios pela construtora vencedora da primeira licitação, que teve o contrato rescindido.

Antes de lançar a segunda licitação, a Udesc Ibirama fez contato com empresas que ficaram nas posições seguintes no primeiro certame, mas nenhuma delas demonstrou interesse em assumir a obra pelo valor apresentado.

A abertura das propostas das 15 empresas habilitadas no atual processo ocorreu em 1º de fevereiro, com participação da Comissão Permanente de Licitação da instituição e representantes legais de empresas interessadas. 

Recursos federais

Para construir o edifício em Ibirama, a universidade obteve R$ 5 milhões por meio de emenda parlamentar de autoria do deputado federal Jorge Boeira, com participação do ex-deputado federal João Mattos.

Os recursos federais são transferidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento à Educação (FNDE), via convênio, que será prorrogado. Além disso, a Udesc entra com uma contrapartida de recursos próprios.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Pró-reitor de Planejamento da Udesc, Márcio Metzner, e diretor-geral do Ceavi, Carlos Barth, com o representante da Construrio
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h