Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

03/09/2018-17h44

Udesc assina ordem de serviço para projeto executivo de escola junto ao Novo Cefid

Membros da escola foram à reunião no Cefid, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis - Foto: Secom Udesc
Foi assinada nesta segunda-feira, 3, a ordem de serviço para elaboração do projeto executivo para reconstrução da Escola Estadual Dayse Werner Salles, localizada no Bairro Capoeiras, em Florianópolis.

O documento foi firmado entre a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a empresa Econômica Engenharia, de Curitiba, em reunião realizada no início da tarde no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), no Bairro Coqueiros.

O encontro contou com as presenças de representantes da comunidade e da escola estadual, incluindo o diretor, James Rafael Ribeiro Valle, professores, integrantes do conselho deliberativo, da Associação de Pais e Professores (APP) e da Comissão de Acompanhamento da Reconstrução da Escola Dayse (Cared), além de alunos do grêmio estudantil.

O reitor da Udesc foi representado pelo coordenador de Obras, Raimundo Nonato, e pelo diretor-geral da Udesc Cefid, Joris Pazin. Também estiveram presentes o diretor de Administração da unidade, Ismael Franz, o diretor-geral na gestão anterior, Paulo Henrique Xavier de Souza, e integrantes da Coordenadoria de Obras da universidade. A Engenharia Econômica foi representada pelo sócio-diretor Diogo Capraro.

Próximos passos

Segundo afirmado na reunião, o projeto executivo será entregue em até 60 dias e contemplará as futuras instalações da escola e um ginásio. A antiga estrutura, interditada pela Defesa Civil em 2015, será demolida. Segundo a coordenadoria de Obras da Udesc, o processo para limpeza da área está em fase de licitação.

Os próximos passos prevêem ainda as aprovações necessárias pelos órgãos competentes e a abertura de licitação para execução do projeto – pelo plano estabelecido, a reconstrução da escola deverá ser concluída até o primeiro semestre de 2020. 

O mesmo terreno, que tem cerca de 30 mil metros m², também abrigará a nova sede da Udesc Cefid, cujo projeto será elaborado por meio de outra licitação.

A nova estrutura terá piscina semiolímpica, piscina terapêutica, três quadras poliesportivas, sala de lutas esportivas, sala de dança, ginásio de ginástica rítmica e novas instalações para a Clínica Escola de Fisioterapia, laboratórios da Udesc Cefid, salas de aula e administrativas, biblioteca, restaurante, sala de reuniões e sala de entidades estudantis.

Recursos da Udesc

Viabilizada com recursos próprios da universidade, a construção do complexo com a Escola Estadual Dayse Werner Salles e a Udesc Cefid promoverá uma ampla revitalização na região. O projeto prevê áreas para uso da comunidade e a oferta, pelo centro de ensino, de projetos de saúde, esporte e lazer e apoio pedagógico aos professores da unidade de ensino básico. 

O terreno foi transferido à Udesc pelo Governo do Estado por meio da Lei Estadual nº 17.424/2017 e, em fevereiro deste ano, o pré-projeto foi apresentado em audiência pública à comunidade e ao Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC).

Expansão

Atualmente instalada em uma área de 11,5 mil metros quadrados, a Udesc Cefid precisou adquirir e alugar casas anexas nos últimos anos, pois atingiu o limite de expansão física no seu terreno original.

O centro de ensino oferece cursos de graduação em Educação Física (Bacharelado e Licenciatura) e Fisioterapia, além do Mestrado e do Doutorado em Ciências do Movimento Humano e do Mestrado em Fisioterapia.

Professores, estudantes e técnicos da unidade realizam diversas ações de ensino, pesquisa e  extensão que incluem serviços oferecidos gratuitamente à comunidade, nas áreas de saúde e esporte.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Representantes da escola prestigiaram reunião na Udesc Cefid
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h