Iniciativa do centro busca estimular uso de produtos
mais ecológicos - Foto: Roberto Böell Vaz/Arquivo
O Conselho do
Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Balneário Camboriú, aprovou normativa interna que proíbe o fornecimento de produtos descartáveis feitos de plástico para uso único, como copos, pratos, talheres e canudos para uso nas dependências da unidade.
Acesse a normativa.
A resolução entrou em vigor em dezembro de 2021 e pretende estimular o uso de produtos mais ecológicos, como os de material biodegradável e reutilizáveis.
Antes de adotar a medida, o centro de ensino fez um planejamento para aquisição de utensílios reutilizáveis para uso pela comunidade acadêmica.
Um dos idealizadores da iniciativa, o técnico Gustavo Kogure, explica que a quantidade de plástico que chega aos oceanos anualmente paira em dez milhões de toneladas. Estimativas dão conta de que cem mil animais marinhos morrem todos os anos em decorrência da contaminação de plástico nos oceanos.
"É o primeiro centro de ensino da Udesc a adotar essa iniciativa. Torço para que seja um passo importante para a institucionalização do
Projeto Udesc Lixo Zero em toda a universidade", destaca Kogure.
De acordo com o servidor, a regra permite o uso dos utensílios descartáveis em casos de exceção, "como quando há quantidade insuficiente de reutilizáveis para um evento pontual".
Mais informações
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
comunicação.cesfi@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009