A Udesc Cead foi representada na competição pelo estudante Gabriel da Cunha Lima, que estuda Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas no polo de apoio presencial de Florianópolis.
Gabriel competiu no Xadrez e obteve a 11º colocação. “Eu já tinha ouvido falar que o Jiudesc era muito legal. Amigos meus tinham vindo em outras edições e, agora, vim participar e acompanhar pelo Cead”, comenta (conforme previsto no regulamento, acadêmicos do centro também integraram delegações de outras unidades).
“Tomara que no ano que vem o Cead apareça em peso por aqui. Gostei muito da experiência”, completa o estudante, que integrou a competição com o apoio da Direção de Extensão (DEX) da unidade: a diretora Cléia Demétrio e o técnico Donizete Bittencourt integraram a delegação.
Dentre os gestores da unidade que prestigiaram o evento, estiveram a diretora-geral, Vera Marques, a professora Karina Marcon, o professor Alfredo Balduíno Santos e os técnicos Rogério Bodemüller Júnior, Aline Bertolini de Lauro e Graziela Naspolini Delpizzo.
Organização
Na parte da organização, Karina presidiu a Comissão de Julgamento do Jiudesc; Bodemüller coordenou a competição de Cheerleading; Graziela, os serviços gerais; e Aline, os serviços de alimentação.
Organizado pela Coordenadoria de Eventos (Ceven), da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), o Jiudesc busca promover a integração entre os participantes e estimular a prática de esportes. A edição deste ano reuniu mais de 1,3 mil atletas das 13 unidades de ensino da Udesc, para disputa de 15 modalidades.
A atual coordenadora de Eventos da universidade, responsável pelos jogos, é a técnica Isadora da Silveira, que atuou na Udesc Cead até abril deste ano. A técnica Bruna Oliveira Rodrigues Maia, que coordenou os serviços de alimentação com a colega Aline, também trabalhou no centro de ensino até este ano.
Jiucead e Atlética
Para a Udesc Cead, o Jiudesc também foi uma oportunidade de mobilizar a comunidade acadêmica para a edição inaugural dos Jogos de Integração Universitária do Cead (Jiucead) e para a criação da Associação Atlética pelos acadêmicos, duas iniciativas em andamento no centro.
O acadêmico Gabriel Lima gravou um breve depoimento sobre sua participação, publicado no Instagram. No vídeo, ele reforça o pedido a graduandos e pós-graduandos da Udesc Cead para que respondam à consulta online que está sendo realizado sobre o JiuCead e a atlética. Clique aqui para responder.
Cheerleading
Bodemüller foi o responsável pelas atividades do Cheerleading, que integrou a lista de modalidades competitivas do Jiudesc pela segunda vez - até 2022, tinha caráter somente de apresentação.
As disputas mobilizaram 93 atletas, de nove centros de ensino, em quatro categorias, entre quinta e sábado, com premiação no domingo pela manhã. A modalidade foi transmitida ao vivo pelo Canal da Udesc Cead no Youtube, onde as gravações permanecem disponíveis. Acesse a gravação completa.
Desde 2022, o técnico coordena o projeto cultural Cheer Udesc, que busca promover e fortalecer a cultura do cheerleading na universidade - a modalidade é praticada por estudantes da instituição, de forma amadora, desde 2013.
Parcerias
O projeto surgiu a partir das parcerias firmadas com as equipes de Cheerleading com o programa de extensão Pa-Kua Udesc, que Bodemüller coordena na Udesc Cead.
"O Jiudesc teve jurados da Confederação Brasileira de Cheerleading, inclusive ex-atletas do Team Brazil, que representa o País em competições internacionais", destaca.
Já a transmissão das disputas teve apoio do programa de extensão Loquimus- Produção de materiais em áudio como recursos educacionais, coordenado pelo técnico Glênio Madruga.
Responsável pela Coordenadoria de Informática (Cinf) da Udesc Cead, Bodemüller também comandou o apoio do centro de ensino ao Jiudesc nessa área, inclusive com o empréstimo de equipamentos para a organização dos jogos e para as competições de e-games.
Estagiários no apoio
O apoio do centro incluiu ainda a participação de apoio discente: o estagiário Felipe Rohr Hoinoski, da Cinf, foi jurado das três modalidades: Counter Strike (CS), League of Legends (LOL) e Fifa.
Já os estagiários Ernani Lima e Lia Heck, que fazem parte da equipe de Comunicação da Udesc Cead, atuaram na cobertura fotográfica e na produção de conteúdos para as mídias digitais do evento.
Parte do registro do evento pode ser conferido no Flickr.
Dentre seus objetivos, o Jiudesc revela atletas para representar a universidade em competições universitárias estaduais e nacionais.
Mais informações podem ser obtidas com a DEX da Udesc Cead, pelo dex.cead@udesc.br ou (48) 3664-8423, e com a Coordenadoria de Eventos (Ceven), pelo ceven.reitoria@udesc.br ou (48) 3664-8145.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8454
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.