Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

21/09/2021-13h21

Udesc Ceart lança edições da Palíndromo e da Revista Ensino em Artes, Moda e Design

Capas das edições das revistas. 
O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está com mais duas edições de suas publicações, em revista. A primeira faz parte do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), a “Palíndromo”, que traz investigações em torno da escrita e da leitura, abordando articulações entre texto e som. A segunda é a "Revista Ensino em Artes, Moda e Design” (REAMD), que vem com uma nova edição contendo artigos sobre o 1° Encontro dos Grupos de Trabalho do Colóquio em Moda, que aconteceu em 2020.

A Palíndromo é uma publicação de fluxo contínuo, que se dedica, desde 2004, a divulgar a pesquisa e a produção de conhecimento no campo das Artes. A edição atual, de número 31, intitulada “Escritas de artista e outras proposições”, tem como objetivo alcançar seu público amplamente, propondo reflexões no campo das Artes. Por meio de um conjunto singular de trabalhos, que apresentam reflexões sobre e a partir de modulações propostas por escritas de artista e suas possibilidades diversas de inscrição, incluindo articulações heterogêneas entre texto e som no campo da arte contemporânea e suas intersecções e/ou reverberações em outros contextos.

Ensino em Artes, Moda e Design surgiu em 2017, com o intuito de socializar o mundo acadêmico, por meio de trabalhos inéditos, proporcionando o diálogo entre práticas e teorias aplicadas à formação dos profissionais das áreas em questão (Artes, Moda  e Design). A edição atual, de número 12 (volume 5, nº 3), busca dar oportunidade e visibilidade aos trabalhos relacionados à reflexão e revisão do sistema de moda, e sua constante reprodução de privilégios. Ela apresenta artigos com reflexões sobre o sistema de moda em sua dimensão histórica, cultural, sociológica, produtiva e tecnológica.

Mais sobre as revistas

O periódico Palíndromo é organizado pelas professoras Raquel Stolf e Regina Melim, do PPGAV, e é destinado ao grande público, pesquisadores no geral, pessoas interessadas em artigos científicos relacionados às Artes Visuais, resultantes de pesquisas sobre Processos Artísticos Contemporâneos, Ensino de Arte e História, e Teoria e Arte da Arte (Crítica de Arte).

A Revista Ensino em Artes, Moda e Design, tem como patrocinador a Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (ABEPEM), e conta com a parceria dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Cultura e Artes da Universidade Federal do Ceará (UFC), do Programa de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e, ainda, do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Seu foco é alcançar profissionais, professores e pessoas interessadas em artes, moda e design.

Acesse a Palíndromo e a Revista Ensino em Artes, Moda e Design na internet.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h