Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/05/2022-13h20

Udesc Ceart realiza a 11ª edição do Seminário de Pesquisa em Artes Cênicas a partir desta segunda

O foco do evento está voltado para temas que trabalham a arte em contextos de transformação social, novas tecnologias, arte-educação e a transversalidade entre linguagens

 
A partir desta segunda-feira, 30 de maio, até a próxima sexta-feira, 3 de junho, acontece o  11º Seminário de Pesquisa em Artes Cênicas (SPAC). Com a temática “SUBVERSÃO DAS CR1S3S: a arte entre ruínas e catástrofes”, o evento acontece por meio do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

O SPAC é gratuito e traz uma programação vasta de atividades, com mesas temáticas, apresentações culturais, mostra de vídeos on-line, pintura de muralismo, experimentos em realidade virtual, entre outros.

O foco do evento, em 2022, é trazer projetos e pesquisas que trabalham a arte como transformação social, seja em contextos comunitários, periféricos, em zonas de conflito, e em contextos que necessitam ampliar a acessibilidade. “Por isso, teremos trabalhos com e para pessoas com deficiência e outras síndromes, pessoas em situação de rua, pessoas em privação de liberdade, além de pesquisas que atuam em periferias, com comunidades em vulnerabilidade social como pessoas pretas, quilombolas, LGBT, trans, feminismos, e outros”, conta Emanuele Mattiello, estudante do PPGAC, que faz parte da comissão organizadora.

Chegando à 11º edição, o SPAC já possui renome nacional. Os pesquisadores participantes são das áreas de artes cênicas: performance, teatro, circo, dança e, também, do audiovisual, carnaval, música, artes visuais e da área de arte-educação.

O evento é aberto para pesquisadores de todo Brasil e da Udesc, comunidade interessada em apresentações artísticas, oficinas artísticas, em discussões em formato de mesas e comunicações.“O tema desta edição é artes nas brechas. Ou seja, projetos e pesquisas que trabalham as artes em contextos comunitários, periféricos, em zonas de conflito, entre outos. Essa edição traz pesquisas e experiências artísticas que modificam estruturas sociais e que buscam um modo de vida mais sustentável, atravessadas pelos desafios econômicos, do meio ambiente e sanitários”, afirmam os organizadores do evento.

Realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) e pelo Departamento de Artes Cênicas (DAC) da Udesc Ceart, o SPAC é organizado pelos estudantes, professores da graduação em Teatro e de pós-gradução em Artes Cênicas, além de envolver o trabalho de técnicos universitários do Ceart. Sendo um evento de extensão, o SPAC tem a coordenação da professora Tereza Franzoni.

Programação

A programação do evento, detalhes para as inscrições de oficinas e outros acessos para o SPAC, como a mostra de vídeos, podem ser conferidas pelos links em linktr.ee/SPAC.UDESC.

Siga o @spac.udesc no Instagram e não perca nenhum detalhe do evento.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350  
 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
  • Imagem 9
  • Imagem 10
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h