Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/11/2021-18h39

Udesc Ceart realiza exposição de cartazes lambe-lambes no sábado

Exposição presencial acontece no Espaço Cultural Armazém - Coletivo Elza, em Sambaqui

Neste sábado (27), o programa de extensão Ações Poéticas, do Departamento de Artes Visuais (DAV) do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), organiza a exposição “Lambe-Lambe Faísca Latina”. O evento é realizado em conjunto pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Udesc, pelo Espaço Cultural Armazém - Coletivo Elza, pelo Coletivo Artistas Latinas e pelo Coletivo La Revuelta, da Guatemala. 

Lambe-lambe é o termo que se deu aos cartazes colados  em paredes e muros das ruas com grude, uma espécie de cola, que se tornaram instrumentos de protestos e manifestações após a 2ª Guerra Mundial. “Quando a voz respira, o lambe-lambe está lá para lembrar a todos os espectadores o que está sendo gritado muitas vezes coletivamente e tantas outras em silêncio”, ressalta a professora Silvana Macêdo, coordenadora do projeto de extensão. 

A exposição reúne trabalhos de artistas visuais do Brasil, Guatemala, El Salvador, Honduras e Costa Rica. Nela, os trabalhos são impressos em formato A3 e colados como lambe-lambes. “Em nossas várias lutas, todos os nossos países latinos são como Faíscas à espera do momento de atear fogo a todo este sistema como uma torrente de lava que atravessa todas as fronteiras”, diz Silvana, que completa: “Através da arte, aspiramos poder reunir forças para construirmos juntos um futuro emancipatório”.

Após a exposição, a ação continua como intervenção urbana: os cartazes serão colados pelas ruas de Florianópolis, Brasília, Campo Grande, Criciúma, Chapecó, Macapá, Rio de Janeiro, Goiânia, entre outras cidades do Brasil, e na Cidade da Guatemala. 

“Lambe-Lambe Faísca Latina” começa às 17h deste sábado (27), no Espaço Cultural Armazém - Coletivo Elza, localizado na rodovia Gilson da Costa Xavier, 1384, bairro Sambaqui, em Florianópolis. A exposição coletiva será transmitida de modo virtual pelos perfis do Instagram @artistaslatinas, @larevuelta.arte e @armazemcoletivoelza

Confira na galeria alguns trabalhos dos artistas.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
e-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h