Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

03/11/2021-14h47

Udesc Ceart revisa Plancon e prevê retorno presencial para atividades de ensino, pesquisa e extensão

Plano de Contingência estabelece os procedimentos às atividades presenciais e medidas de controle da covid-19

 
O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) aprovou, por meio do Conselho de Centro (Concentro), a 2ª edição do Plano de Contingência (Plancon) do retorno presencial das atividades do centro. O principal aspecto é que na segunda edição, confirma-se à comunidade acadêmica que as aulas presenciais não acontecerão antes de fevereiro de 2022.

O documento inclui o cronograma de retorno presencial detalhado em suas fases e etapas, permitindo o retorno gradual e seguro das atividades administrativas, de ensino, pesquisa e extensão para a comunidade acadêmica.

A Udesc Ceart retornou às atividades administrativas presenciais a partir do esquema vacinal completo (após 28 dias da 2ª dose da vacina) dos servidores que ocupam funções da administração, de acordo com as normativas vigentes. Até fim de dezembro, as atividades desta primeira fase (Fase 1) acontecem duas vezes por semana, com revezamento se necessário, e também por agendamento. A partir de janeiro até o fim de fevereiro de 2022, as atividades ocorrerão três vezes na semana e se for possível, em março, junto com as aulas, todos voltarão diariamente, sempre obedecendo ao decreto que exige a vacinação completa de técnicos e professores.

Já as atividades de ensino, pesquisa e extensão estão contempladas na segunda fase de retorno presencial gradativo e seguro do Plancon Ceart, dividida inicialmente em duas etapas. A Fase 2A ocorre entre 3 de fevereiro e 27 de março de 2022, com a possibilidade de realização de disciplinas práticas represadas, além de atividades de projetos de ensino, pesquisa e extensão práticas. Já a Fase 2B, inicia em 28 de março de 2022, juntamente ao primeiro semestre letivo da graduação em 2022, permitindo a realização de disciplinas práticas presenciais e eventos. A Fase 2 de retorno presencial de atividades do Ceart, assim como a Fase 1, exige a apresentação do comprovante de vacinação contra covid-19.

A partir deste cronograma geral, os Departamentos devem estruturar seus cronogramas específicos de retorno presencial gradativo e seguro. Todas as atividades desta fase devem ser aprovadas pelos Departamentos ou Programas de Pós-graduação pertinentes, e autorizadas pela Direção Geral do centro. Até o fim do primeiro semestre letivo de 2022, todas as disciplinas teóricas deverão ser mantidas de modo remoto.
A segunda edição do Plancon Ceart estipula também que a matriz de risco aceitável para a realização de atividades presenciais de ensino, pesquisa e extensão é a amarela, ou seja, risco alto de contaminação. Em caso de alteração desta matriz para grave ou gravíssimo, as atividades presenciais de ensino, pesquisa e extensão devem ser interrompidas, e continuadas no modo remoto, quando possível.

Para a diretora-geral do Ceart, Daiane Dordete, a revisão do Plancon Ceart e publicação de sua segunda edição “possibilitou um amplo debate entre membros da comissão do Plancon, seus departamentos e pares, oportunizando uma reflexão aprofundada sobre o contexto sanitário, as condições pedagógicas e estruturais do centro e as vulnerabilidades sociais e econômicas implicadas neste retorno presencial, tendo em vista que Florianópolis é uma das cidades com maior custo de vida do Brasil. Outro aspecto fundamental foi a estruturação de um cronograma geral de retorno presencial das atividades do Ceart, que possibilita a cada Departamento e Programa de Pós-graduação seu planejamento específico, e permite que a Direção tenha um panorama geral do retorno das atividades do centro, para que o mesmo seja gradativo e seguro, permitindo todas as adaptações necessárias de espaços físicos e convivência”.

As principais alterações no texto foram realizadas para atender os instrumentos normativos mais recentes, como o Decreto Estadual Nº 1408/2021, a Portaria Conjunta Nº 1967/2021 SES/SED/DCSC, a RESOLUÇÃO Nº 19/2021/CONSUNI e IN 005/2021/PROAD. Além disso, foram atualizados dados de contatos emergenciais, composição do quadro diretivo e da comissão.

Confira a página do Plancon na internet, com todas as orientações e documentos na íntegra.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
e-mail: comunicação.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h