Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

18/04/2022-18h43

Udesc Ceart traz apresentações de Teatro de Animação com mamulengos nesta terça e quarta-feira

Programação faz parte do 3º Seminário de Estudos sobre Teatro de Bonecos do Animaneco e acontece na UFSC e na Udesc Ceart

Imagem: revista Móin-Móin/Udesc Ceart.
Uma ação conjunta realizada pelo programa de extensão Formação Profissional no Teatro Catarinense e do projeto de Ensino Laboratório de Animação, ambos do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), traz a Florianópolis, mestres mamulengueiros, nos dias 19 e 20 de abril.    

Em parceria com as universidades de Brasília (UnB), Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Essaé Produções, de Joinville, a atividade faz parte da 3ª edição do Seminário de Estudos sobre Teatro de Bonecos, que ocorre dentro da programação do 4º Animaneco – Festival de Teatro de Bonecos, de Joinville.

A Udesc Ceart foi parceira nos dois primeiros Seminários de Estudos realizados em Joinville e nesta terceira edição colabora na organização dos eventos que acontecem na UFSC e na Udesc Ceart, em Florianópolis.   

O seminário conta com a presença de mestres mamulengueiros, representantes da tradição popular, que na programação  apresentarão espetáculos e palestras sobre as atividades artísticas realizadas por eles. “ Desde 2015, o boneco popular do Nordeste, dentre eles o mamulengo, é reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional  ( Iphan ) como patrimônio imaterial e a preservação dele depende da herança os mestres transmitem por meio da oralidade”, explicam os organizadores sobre a importância de cultivar a tradição.    

Em Florianópolis, o evento é gratuito e não necessita inscrição prévia. A entrada do público ficará condicionada ao limite máximo de ocupação das salas. Entre os convidados estão: Grupo Caçuá de Mamulengos (RN), Grupo Mestre Calú (PE), Grupo Mestre Chico Bento (CE), Grupo Mestra Edjane (PE) e Grupo Mamulengo sem Fronteiras, do Mestre Walter Cedro (DF).      

Confira a programação:
 
- 19 de abril, às 19h: apresentação de Mamulengo, no Espaço Ágora e Caixa Preta, CCE UFSC.
- 20 de abril, das 9h às 13h e das 14h às 18h: oficina de Animação, na Udesc Ceart.
- 20 de abril, às 19h: apresentação de Mamulengo, no Espaço 2, da Udesc Ceart.            

Saiba mais sobre o Animaneco pelo perfil Animaneco Joinville no Facebook.
Mais informações pelo e-mail revistamoinmoinudesc@gmail.com

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: (48) 3664-8350  


galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h