Doutoranda Aline de Lima estudará na Universidade de
Sydney Ocidental (Austrália) em 2026 - Foto: Divulg.
O
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), teve recentemente a conclusão do primeiro processo seletivo do
Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFT) para o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com a aprovação da doutoranda
Aline de Lima. Confira a
página da seleção.
A pesquisadora receberá bolsa para período de seis meses de estudos na
Universidade de Sydney Ocidental, na Austrália, a partir de fevereiro de 2026, com o projeto "Efeitos de Rehabilitation Based on Activity Constraint-Induced Therapy for People with Spinal Cord Injury (ReACT-SCI) na mobilidade de indivíduos com lesão da medula espinal incompleta".
Segundo o coordenador do PPGFT, professor
Rodrigo Okubo, "a aprovação representa um passo importante para a carreira da doutoranda e fortalece o processo de internacionalização do nosso programa e da Udesc. A pesquisa que será desenvolvida no exterior tem grande relevância na área de Fisioterapia Neurofuncional".
Em julho, Aline fez a
primeira qualificação de doutorado na história do PPGFT. A pesquisa dela é orientada pelo coordenador do
Núcleo de Pesquisa em Lesão da Medula Espinal (Nuleme), professor
Jocemar Ilha.
"O estágio no exterior fortalece o processo de internacionalização do PPGFT, além de ser uma grande oportunidade de crescimento acadêmico e pessoal para a discente. Tenho certeza de que fará a diferença na sua formação", afirma o professor Jocemar, que é doutor em Ciências Biológicas (Neurociências) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e, além de estar vinculado à Udesc Cefid, atua como pesquisador colaborador da Universidade de Sydney, da Austrália, onde já realizou estágio pós-doutoral.
Fazer ciência internacionalmente
A doutoranda Aline de Lima diz ter boas expectativas sobre a experiência na Austrália, de "sair do Brasil, fazer ciência fora do País e conhecer grandes nomes da minha área de pesquisa pessoalmente".
"Esse período que vou passar lá vai nos ajudar a chegar na quantidade de participantes que a pesquisa necessita, além de internacionalizar o estudo, ou seja, trazer resultados que podem ser extrapolados para além do Brasil. Além disso, acredito que essa experiência vai ser importante para o PPGFT como forma de internacionalizar o programa e de abrir caminho para outros doutorandos irem para um doutorado sanduíche futuramente", destaca a pesquisadora.
Aline também afirma que "ter um brasileira dentro de um laboratório de pesquisa de outro país permite mostrar a eles como fazemos pesquisa aqui, permite que eu traga o conhecimento que vou adquirir lá e aplicar no Brasil e estreita laços para futuras parcerias internacionais".
Além disso, essa será a primeira viagem internacional dela sozinha. "Tenho grandes expectativas de como será essa experiência de rotina, de organizar os estudos com os cuidados de vida pessoal. E tenho muita vontade de saber como os pesquisadores fazem ciência fora do país, já que possuímos realidades diferentes de valorização e investimento em pesquisa", conta a doutoranda da Udesc Cefid.
Curso pioneiro no Sul do Brasil
O Doutorado em Fisioterapia da Udesc Cefid é o primeiro da área na Região do Sul do Brasil, tendo iniciado suas atividades no primeiro semestre de 2024, e hoje conta com 28 estudantes e 19 docentes. O Mestrado em Fisioterapia, que funciona desde 2011, também teve esse pioneirismo regional, já registra
mais de 200 dissertações defendidas e atualmente está com cerca de 40 acadêmicos.
A área de concentração é Avaliação e Intervenção em Fisioterapia, com quatro linhas de pesquisa: Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e Metabólica; Fisioterapia Musculoesquelética; Fisioterapia no Desenvolvimento Neonatal e Pediátrico; e Fisioterapia Neurofuncional.
Mais informações
Mais informações podem ser obtidas na
página do PPGFT e pelo e-mail
ppgft.cefid@udesc.br.
Novidades da Udesc Cefid também estão disponíveis nas mídias sociais do centro:
Instagram,
Facebook,
X (Twitter),
Bluesky e
WhatsApp.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
WhatsApp: (48) 98801-7729
Telefone: (48) 3664-8637