Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/09/2020-13h41

Udesc Cefid doa material para projeto da Polícia Militar em São Pedro de Alcântara

Galpão será usado para atividades como equoterapia pelo Regimento da Cavalaria - Foto: Divulgação
Materiais doados pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) contribuirão para a construção de estrutura em São Pedro de Alcântara para o Regimento de Cavalaria da Polícia Militar de Santa Catarina (PM-SC).

No local, a corporação fará um projeto multifacetário, com ações de coudelaria (criação, seleção e aperfeiçoamento de cavalos), de equoterapia e de acolhimento de animais abandonados ou vítimas de maus-tratos.  

A universidade doou à iniciativa o conjunto de treliças metálicas que faziam parte do Almoxarifado da Secretaria de Estado da Educação (SED) localizado no terreno que receberá as futuras instalações do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) e da Escola Estadual de Educação Básica Dayse Werner Salles, no Bairro Capoeiras, em Florianópolis.

Reaproveitamento

A demolição do almoxarifado iniciou em agosto e deverá ser concluída neste mês. O reaproveitamento das peças será possível graças à parceria entre a Udesc e a PM-SC e o apoio de duas empresas: a Teixeira Duarte, que está executando voluntariamente a manutenção e a recuperação das treliças, com limpeza da ferrugem e pintura; e a Locast Guindaste, que fará o translado da estrutura e auxiliará na logística da montagem.

Segundo o técnico Roberto Böell Vaz, da Coordenadoria de Engenharia, Projetos e Obras da Udesc (Cepo), as treliças serão usadas para construção do telhado de um galpão no local.

"Parabéns aos envolvidos nessa parceria entre organizações públicas e a iniciativa privada, que permitiu reaproveitar um material que está em bom estado e, de outra forma, seria descartado. É gratificante ver a Udesc, mais uma vez, colaborando com ações que envolvem a comunidade e ajudam a termos uma sociedade mais equilibrada", afirma Vaz.

Revitalização do Bairro Capoeiras

O Projeto Novo Cefid prevê a construção de uma nova sede para a unidade em um terreno com cerca de 30 mil metros quadrados, no Bairro Capoeiras, transferido à universidade pelo Governo do Estado em 2017, com a reativação da Escola Estadual Dayse Werner Salles na mesma área.

Viabilizado com recursos próprios da Udesc, o complexo a ser construído promoverá uma ampla revitalização na região, com áreas para uso da comunidade e a oferta, pelo centro de ensino, de projetos de saúde, esporte e lazer e apoio pedagógico aos professores da unidade de ensino básico.

A demolição do almoxarifado da SED é um dos últimos entraves para construção da nova escola, que já tem projeto executivo e todos os alvarás necessários. A próxima etapa é licitar a empresa que executará a obra.

Também será feita uma licitação para construção do muro em torno do terreno – essa seleção estava prevista para ocorrer em março, mas foi suspensa em virtude das medidas tomadas pelo governo estadual diante da pandemia do novo coronavírus.

Novo Cefid

Já o projeto arquitetônico do Novo Cefid está sendo desenvolvido pelo Escritório de Cooperação Técnica, do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Udesc em Laguna. O trabalho é acompanhado por uma comissão do centro de ensino.

A nova estrutura da unidade terá piscina semiolímpica, piscina terapêutica, três quadras poliesportivas, sala de lutas esportivas, sala de dança, ginásio de ginástica rítmica e novas instalações para a Clínica Escola de Fisioterapia, laboratórios da Udesc Cefid, salas de aula e administrativas, biblioteca, restaurante, sala de reuniões e sala de entidades estudantis.  
 
Mais informações

Mais informações podem ser obtidas no site do Projeto Novo Cefid.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Galpão será usado para atividades como equoterapia pelo Regimento da Cavalaria
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h