Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/09/2021-17h08

Udesc Cefid inicia série de eventos sobre cuidados com a dor crônica neste sábado

Primeira palestra será ministrada pelo professor Marcelo Bracht - Arte: Divulgação
O programa de extensão SemeaDor, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza neste semestre uma série de eventos online com o objetivo de fomentar a educação continuada de profissionais e acadêmicos da área de saúde que atuam com pessoas com dor crônica.

Os encontros remotos ocorrerão quinzenalmente entre 11 de setembro e 4 de dezembro, sempre aos sábados, das 10h às 12h, por meio da plataforma Teams. As atividades integram a ação SemeaDor - Atualizações sobre o cuidado da dor

O evento inaugural, neste sábado, 11, tem o tema "Neurofisiologia da Dor" e será ministrado pelo professor Marcelo Bracht. O encontro abordará tópicos como conceitos e definições, componentes da dor, tipos de dor, neurofisiologia da dor, mecanismos de modulação da dor e terminologia. Acesse o link da transmissão.

Com 20 anos de experiência clínica em fisioterapia ortopédica e fisioterapia manipulativa, Marcelo Bracht realizou, durante o mestrado e o doutorado, pesquisas sobre os efeitos da manipulação vertebral em pacientes com dor crônica. Atualmente, trabalha como clínico e é professor efetivo do Departamento de Fisioterapia da Universidade de Blumenau. Também coordena o grupo de Fisioterapia Manipulativa Ortopédica e é membro efetivo especialista da Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato-Ortopédica (Abrafito).

Não é preciso fazer inscrição prévia para os eventos e serão emitidos certificados aos participantes que preencherem o formulário disponibilizado ao final de cada palestra.

Parceria

A série de eventos é fruto da parceria entre o projeto SemeaDor, coordenado na Udesc Cefid pela professora Fernanda Romaguera, e a  Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), por meio dos Departamentos de Gerontologia e Fisioterapia e o Curso de Especialização Interdisciplinar em Dor, com as professoras Karina Gramani Say e Melina Nevoeiro Haik Guilherme.

Os participantes que assistirem a todos os webinars concorrerão a uma bolsa de 50% para o Curso de Especialização Interdisciplinar em Dor da UFSCar.

Mais informações podem ser obtidas pelo Instagram.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Primeira palestra será ministrada pelo professor Marcelo Bracht
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h