Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/12/2021-15h00

Udesc Cefid tem 172 ações de extensão para comunidade nas áreas de saúde e esporte

Ações abrangem diversos públicos - Foto: Karla Quint
O Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, alcançou neste ano um total de 172 ações de extensão desenvolvidas por seus professores, técnicos e estudantes, para atendimento à comunidade nas áreas de saúde e de atividades físicas. Confira a lista no site.

A Udesc Cefid foi contemplada no edital bianual dos programas de Apoio à Extensão Universitária (Paex) e de Incentivo à Creditação da Extensão Universitária (Proceu) com 27 programas na faixa geral, três projetos isolados e dois programas permanentes – que, somados aos outros dois aprovados no edital anterior, totalizam quatro programas permanentes de extensão em atividade no centro de ensino (para essa categoria, a vigência é de quatro anos). 

As ações de extensão da Udesc Cefid abrangem variados públicos, de diferentes idades (crianças, adolescentes, adultos e idosos) e particularidades, incluindo institucionalizados e com necessidades especiais.

As atividades desenvolvidas estimulam a prática de atividade física, o cuidado com a saúde, a iniciação esportiva, treinamento, aperfeiçoamento, reabilitação, ensino da educação física, educação continuada e eventos.

Programas permanentes

Os quatro programas permanentes da unidade atualmente são:

  • Grupo de Estudos da Terceira Idade (Geti): programa de extensão mais antigo da Udesc, atuante desde 1989, desenvolve diversas ações voltadas à melhoria da qualidade de vida de pessoas idosas, atendendo mais de 300 pessoas. 
  • Programa Reabilitar e Integrar: oferece programas de reabilitação para mulheres com diagnóstico de incontinência urinária e disfunção sexual e para pessoas que tiveram amputação de membros inferiores.
  • Brincando de Respirar: primeiro programa de assistência terapêutica direcionado à saúde da criança na Grande Florianópolis, atende público com disfunções cardíacas e respiratórias na Clínica Escola de Fisioterapia, além de promover ações educativas junto aos pais, responsáveis e cuidadores desses pacientes. 

Mais de dez mil pessoas atendidas por ano

A diretora de Extensão, Suzana Matheus Pereira destaca os resultados obtidos pela Udesc Cefid, especialmente frente aos desafios enfrentados nos últimos dois anos.

"A manutenção do centro como um dos maiores extensionistas da universidade, promovendo saúde para mais de 10 mil pessoas anualmente, mesmo considerando o momento tão delicado que vivemos nos últimos anos, é motivo não só de muito orgulho para a instituição, mas também serve de inspiração para que continuemos trabalhando junto à comunidade, especialmente com o retorno mesmo que gradual das atividades presenciais."

Os três cursos do centro de ensino (Licenciatura e Bacharelado em Educação Física e Bacharelado em Fisioterapia) já estão passando por reformulações para inserção de algumas das ações aprovadas em sua grade e estrutura, visando a creditação da extensão junto à graduação.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail extensao.cefid@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Ações abrangem diversos públicos
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h