Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

21/05/2015-13h52

Udesc comemora 50 anos com apresentações e homenagens a reitores e personalidades

Reitor Antonio Heronaldo de Sousa falou sobre cultura de acolhimento da universidade - Fotos: Jefferson Baldo
Cerca de 700 pessoas prestigiaram a cerimônia dos 50 anos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) na noite desta quarta-feira, 20, data de aniversário da instituição, no Teatro Ademir Rosa, do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. O evento teve a presença de alunos, professores e técnicos da Udesc, familiares, gestores públicos, dirigentes universitários e representantes de entidades da sociedade civil.

No palco, estiveram: reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa; vice-reitor, Marcus Tomasi; professor Celestino Sachet, reitor entre 1968 e 1974; vice-governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira; secretário estadual da Educação, Eduardo Deschamps; e deputado estadual Darci de Matos, que representou a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). 

Durante duas horas, a solenidade prestou homenagens aos reitores que comandaram a Udesc nesse meio século de história e a personalidades, com a entrega da Medalha Governador Celso Ramos, e ao ex-governador Luiz Henrique da Silveira, que foi professor da universidade nos anos 60 e 70 e faleceu na semana passada, em 10 de maio.

O público assistiu a apresentações da Orquestra Acadêmica da Udesc e do Coral da Udesc, respectivamente sob regências dos maestros João Eduardo Titton e Sérgio Figueiredo, professores do Centro de Artes (Ceart).

Outras peças musicais foram executadas pelas professoras Alicia Cupani (soprano) e Bernardete Castelan Póvoas (piano), que também se apresentou com o professor Luís Cláudio Barros (piano).

A cerimônia teve ainda o lançamento oficial da "Revista Udesc 50 anos: a trajetória da Universidade dos Catarinenses", a exibição do documentário do cinquentenário da universidade, produzido pela TVAL, da Assembleia Legislativa, e a entrega de kits com sacola ecológica, revista, pen drive em formato de cartão e CD da Orquestra Acadêmica.

A programação especial dos 50 anos prosseguirá neste sábado, 23, com uma volta ciclística em Lages, promovida pelo Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), e na próxima quarta-feira, 27, com uma sessão solene na Alesc.

Universidade acolhedora e dinâmica

Nas festividades do CIC, o reitor Antonio Heronaldo de Sousa saudou o público e, no discurso, destacou a cultura de acolhimento que a Udesc criou nesses 50 anos de história, recebendo catarinenses de todas as regiões e cidadãos de outros estados com braços abertos e contribuindo para o desenvolvimento de SC e do Brasil.

"Dos primeiros acolhidos aos últimos formados, são milhares de professores, engenheiros, administradores, enfermeiros, fisioterapeutas, agrônomos, médicos veterinários, profissionais de computação e informática, zootecnistas, arquitetos, economistas, dentre várias outras profissiões, todas de igual valor", ressaltou Sousa.

"A Udesc é uma universidade que tem realizado muitas pesquisas para melhorar nossa produção agropecuária e industrial e a qualidade de vida", afirmou, salientando o papel da instituição no desempenho social e econômico de SC, como as menores taxas de analfabetismo e um dos melhores índices de desenvolvimento da educação, além de ser o único estado brasileiro livre de febre aftosa sem vacinação.

"Ao acolher as pessoas que, em Santa Catarina, vivem ou passam a viver, a Udesc valoriza o território, a cultura e a natureza catarinenses. A Udesc também valoriza o trabalho dessa gente empreendedora, que investe seu suor para que, há 50 anos, nosso Estado possa oferecer formação superior, pública, gratuita e de qualidade", finalizou.

O vice-reitor Marcus Tomasi agradeceu a comissão dos 50 anos e os centros de ensino pela organização das atividades do cinquentenário e falou da importância do passo a passo na construção da universidade. "Cada um de nós, do seu jeito, contribuiu de maneira especial para a Udesc."

Ao lançar a revista dos 50 anos, que traz matérias e artigos sobre a Udesc, Tomasi reforçou o valor da publicação para a memória da instituição: "A história da nossa universidade está aí".

O vice-governador Eduardo Pinho Moreira também destacou os índices socioeconômicos catarinenses e disse que a Udesc "contribui, de forma definitiva, para que Santa Catarina seja o melhor estado do Brasil".

"Na semana que vem, o governo estará em Paris para receber o certificado internacional de isenção da peste suína clássica no Estado. Os médicos veterinários formados pela Udesc permitiram mais essa conquista", afirmou, além de relacionar a formação de jovens pela universidade à geração de empregos em SC, líder nacional nesse quesito.

Homenageados

A solenidade desta quarta-feira entregou a Medalha Governador Celso Ramos para reitores da Udesc e para familiares e amigos de reitores pelas suas atuações à frente da universidade. 

Foram homenageados os professores Elpídio Barbosa; Orlando Ferreira de Mello; Celestino Sachet; Arnoldo Cuneo; Antonio Grillo; João Nicolau Carvalho; Lauro Zimmer; Rogério Braz da Silva; José Carlos Cechinel; Antônio Diomário de Queiroz; Anselmo Moraes; Sebastião Melo; e Antonio Heronaldo de Sousa.

Em nome de todos os reitores, o professor Sachet fez o discurso, lembrando fatos da sua gestão e dos objetivos da Udesc: educação e desenvolvimento. Também vislumbrou como estará a universidade no centenário, totalmente modificada pelos avanços do conhecimento, como a inteligência artificial.

A medalha também foi entregue a Carlos Henrique Ramos Fonseca, neto do governador Celso Ramos, em cujo governo a Udesc foi criada; ao ex-govenador Casildo Maldaner, em cujo governo a universidade obteve sua autonomia plena; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Sérgio Gargioni, pelo projeto PAP Externo, inédito no Brasil; e ao vice-governador Pinho Moreira, pelo apoio do governo estadual.

O ex-governador Luiz Henrique da Silveira, que também ganharia a medalha, recebeu homenagem póstuma. O público assistiu a trechos de uma entrevista concedida por ele em março deste ano aos servidores Sergio Sestrem e Jonas Pôrto, do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT).

No vídeo, Luiz Henrique falou do orgulho de ter trabalhado na Udesc, da satisfação de ver o sucesso profissional de ex-alunos e da contribuição da universidade para a aceleração do desenvolvimento de Joinville a partir dos anos 70.

Música de qualidade

A Orquestra e o Coral da Udesc executaram os hinos nacional e estadual na cerimônia. Além disso, a orquestra apresentou a música "Carinhoso", de Pixinguinha, e o coral cantou a música "Certos Amigos", de Daniel Lucena, da banda catarinense Expresso Rural.

A professora Bernardete Castelan Póvoas executou a peça "Frevo", de Ronaldo Miranda, em um piano a quatro mãos com o professor Luís Cláudio Barros, assim como as peças "Melodia Sentimental" e "Bachianas nº 5", de Heitor Villa-Lobos, com a professora e soprano Alicia Cupani.

Todas as apresentações foram bastante aplaudidas e mostraram ao público a importância da universidade na formação de músicos para a sociedade.

Leia mais:

19/05/2015 - Divulgação da campanha publicitária dos 50 anos da Udesc inicia nesta quarta

18/05/2015 - Udesc completa 50 anos de criação nesta quarta com solenidade especial no CIC, em Florianópolis

16/05/2015 - Cinquentenário da Udesc traz reflexões sobre vigilância digital em aula magna de Manuel Castells

14/05/2015 - Abertura oficial da programação dos 50 anos da Udesc homenageia pioneiros da universidade

30/04/2015 - Udesc completará 50 anos de história com programação especial

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143   
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
  • Imagem 9
  • Imagem 10
  • Imagem 11
  • Imagem 12
  • Imagem 13
  • Imagem 14
  • Imagem 15
  • Imagem 16
  • Imagem 17
  • Imagem 18
  • Imagem 19
  • Imagem 20
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h