Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/10/2008-14h39

UDESC concede título Honoris Causa a Presidente da SBPC (ao geógrafo Aziz Ab´Sáber)

    Aziz Ab´Sáber, geógrafo e professor emérito da Universidade de São Paulo(USP), receberá o título Honoris Causa no dia quatro de novembro, durante o 8°  Simpósio de Geografia da UDESC. A cerimônia será no auditório da Escola Superior de Administração (ESAG), em Florianópolis, às 14horas.
O homenageado é um dos mais respeitados e renomados geógrafos do Brasil. Publicou mais de 320 trabalhos, entre teses, análises, projetos e livros. O professor sempre manifestou interesse e apoio à criação e desenvolvimento de cursos de pós-graduação, lato sensu e stricto sensu, do Departamento de Geografia da UDESC. Recentemente, ele participou da aula inaugural conjunta do curso de graduação em geografia e do curso de mestrado Profissional em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Sócio-Ambiental.

    Aziz Nacib Ab´Sáber nasceu no dia 24 de outubro de 1924, em São Luís de Paraitinga,, São Paulo. Ingressou com 17 anos, na USP, instituição onde fez toda sua carreira acadêmica e profissional. Em 1956, concluiu o doutorado, e tornou-se professor-titular da USP no ano de 1968. O geógrafo concentra seus estudos na associação da geografia com a natureza, sendo o primeiro a classificar o território brasileiro em domínios morfoclimáticos, de acordo com as interações entre clima, relevo e vegetação. É um dos autores do “Projeto Floram”, de reflorestamento dos núcleos críticos das áreas devastadas em todo o Brasil, com espécies florestais nativas. Atualmente, é presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC.

    Este é o segundo título Honoris Causa concedido pela UDESC. O primeiro a receber a homenagem foi o professor Antonio Carlos Konder Reis, em 1994.


Assessoria de Imprensa UDESC

galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h