Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

30/11/2018-17h35

Udesc e Mesc integram atividades gratuitas da Maratona Cultural de Florianópolis neste final de semana

Foto por: Duo A Corda em Si
Dois dias de música, dança, teatro, oficinas, entre outras atividades para o público é o que a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) irá oferecer na sua participação na Maratona Cultural de Florianópolis que acontece neste final de semana. Com alunos e grupos que se apresentarão nos dias 1º e 2 de dezembro, o Centro de Artes (Ceart) e o Museu da Escola Catarinense (Mesc) da Udesc sediam e promovem atividades no evento cultural.

A Maratona Cultural de Florianópolis soma em sua 5ª edição mais de 400 mil pessoas em atividades realizadas gratuitamente. Desde sua estreia, apresenta uma série de produtos culturais, do teatro às artes visuais, da música às intervenções urbanas, integrando-se à cidade. Entre as atividades da Udesc Ceart que acontecerão integradas à Maratona Cultural, duas estão com inscrições encerradas. São elas: o Festival de Queimas Alternativas do Nupeart Promove, e a oficina com Ricardo Aleixo, “Pesado demais para a ventania - Processos de criação em intermídia”.

Conheça as atividades que serão realizadas no Museu da Escola Catarinense (Mesc) e no Centro de Artes.

Apresentação “A Corda em Si”

1º de dezembro, às 15h, no Mesc

A apresentação musical leva o nome do duo formado pelo contrabaixista e arranjador Mateus Costa, e também pela cantora e percussionista Fernanda Rosa. Ambos atuam com composições próprias e começaram o seu trabalho em 2009 em Florianópolis, com a proposta de fazer música com contrabaixo e voz.
Em 2010 lançaram o primeiro álbum, “O Som do Vazio”, reconhecido peça revista Embrulhador como um dos 100 melhores álbuns da música brasileira. Em 2014 lançou o segundo álbum na região Sul e no Paraguai. Em 2016 o duo participou do circuito Sesc de Música se apresentando em 27 cidades de Santa Catarina. Hoje em dia trabalha com o novo espetáculo “LivreMente”.

Exposição “Rastros de Pesquisa”

1º de dezembro, das 12h às 18h  e 2 de dezembro, das 10h às 18h, no Mesc

A Exposição de Arte Contemporânea ocorre no Museu da Escola Catarinense (MESC) e o evento é organizado pelo ‘Rastros de Pesquisa’, um coletivo de arte que pesquisa a produção de objetos artísticos multissensoriais atrelados à tecnologia e que sejam acessíveis a todos.

Família no Museu

1º de dezembro, às 15h, no Mesc

Levando o acesso a arte, o programa Família no Museu realiza a visitação da exposição “Rastros de Pesquisa”. O projeto busca aproximar dos museus famílias que possuem em sua composição pessoas com deficiência e interessadas por arte, cultura e entretenimento. A iniciativa é uma proposta do grupo de pesquisa Educação, Arte e Inclusão do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e procura desenvolver mecanismos que instiguem a participação das famílias em espaços expositivos de Florianópolis.

Espetáculo “Tia Glaucéria Faz Picadinho”

2 de dezembro, às 20h, no Mesc

Nessa peça teatral o Bando de Arte Livre Van Der Ground conta a história de uma professora que ao se aposentar percebe que precisa encarar uma maneira de viver sem seus alunos. A peça caminha entre a tragédia e a comédia dramática, na história de uma mulher que ultrapassa limites. Classificação indicativa de 14 anos.

Espetáculo “Farpa”

2 de dezembro, às 20h, no Espaço 2 da Udesc Ceart

O Ronda Grupo realiza o solo de dança “Farpa” com a bailarina Nastaja Breshan. Sob direção de Zilá Muniz, juntos abordam o corpo político na mulher. A apresentação trata de questões relativas às mulheres que sofrem com o retrocesso de suas conquistas no cenário atual. Segundo o Ronda Grupo, Farpa é ação de insurgência, é um chamado, é um uivo. Neste sentido, este trabalho cria um espaço de afeto entre imagens e sensações.
Este solo faz parte do projeto Qual é o seu cenário? Ações compositivas, contemplado pelo Edital de Estímulo à Cultura Elisabete Anderle/2017. Classificação indicativa de 12 anos.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Duo A Corda em Si
  • Tia Glaucéria Faz Picadinho - foto: divulgação
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h