Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

21/06/2021-19h47

Udesc e parceiros fazem visitas técnicas à região da Rota de Cicloturismo Velho Oeste

Projeto liderado pela Udesc busca incentivar turismo e fortalecer economia regional - Fotos: Divulgação
Gestores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e de instituições que apoiam o projeto Rota de Cicloturismo Velho Oeste realizaram na última semana uma série de visitas técnicas à região que será contemplada pela iniciativa, que visa incentivar o turismo e fortalecer a economia regional, aproveitando a cultura e as características geográficas do Oeste Catarinense.

O roteiro percorrido pela comitiva de 16 a 18 de junho incluiu propriedades em Cunha Porã, Caibi, Maravilha, Modelo, Flor do Sertão e Bom Jesus do Oeste.

Pela Udesc, participaram das visitas o reitor, Dilmar Baretta, o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Mayco Morais, e duas professoras que coordenam as ações relacionadas ao projeto: Kiciosan Galli, do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), e Ivoneti da Silva Ramos, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag).

Dentre os incentivadores da iniciativa, o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Mauro de Nadal, acompanhou parte das atividades, que buscaram apresentar aos participantes um pequeno recorte do que será oferecido no circuito.

Os encontros tiveram participação de diversos prefeitos, incluindo a de Cunha Porã, Luzia Vacarin, o de Cunhataí, Luciano Franz, o de Caibi, Eder Picoli, o de Modelo, Dirceu Silveira, o de Bom Jesus do Oeste, Airton Antonio Reinehr, e o de Flor do Sertão, Sidnei José Willinghöfer, além de representantes da Polícia Militar, de gestores municipais e de empreendedores da região.

Atrações

Entre as propriedades visitadas, estiveram sítios, uma produtora de morangos, um vinícola, cervejarias, um pesqueiro e uma pousada. Em Cunha Porã, a equipe conheceu o Horto Medicinal e o Morro da Antena, ponto turístico no município para praticantes de cicloturismo.

"As visitas foram uma bela amostra do potencial turístico, cultural e socioeconômico que a Rota de Cicloturismo Velho Oeste pode oferecer. A região do Entre Rios está cada vez mais preparada para receber turistas, e ficamos muito felizes em poder contribuir com esse projeto da Udesc e das instituições parceiras", destaca o reitor Baretta.

As atividades da comitiva foram acompanhadas pelo estudante de graduação em Administração Pública EAD Daniel Ferreira da Silva, da Udesc Esag, um dos acadêmicos que desenvolvem trabalho de conclusão de curso sobre o Circuito Velho Oeste, em uma parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), vinculada à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Parceiros

Liderada pela universidade, por meio da Udesc Oeste e da Udesc Esag, com apoio da gestão da Reitoria, o projeto Rota de Cicloturismo Velho Oeste conta com diversos parceiros públicos e privados.

Entre as instituições envolvidas, além da Alesc e da PM-SC, estão a Federação Catarinense de Municípios (Fecam), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio) e a Associação dos Municípios do Entre Rios (Amerios), além de prefeituras e empreendedores da região, incluindo proprietários rurais.

Trajeto

A proposta é implantar um percurso com cerca de 300 quilômetros, passando pelas 11 cidades da Amerios, que poderá ser percorrido de diferentes meios: bicicleta, carro, moto, a cavalo ou mesmo caminhando.  

Em março, o projeto foi tema da primeira edição do evento Integra Velho Oeste, que reuniu, de forma online, gestores públicos e empreendedores da região para debater a iniciativa, além de motivar e integrar os participantes.

Mais informações  

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo e-mail kiciosan.bernardi@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Projeto liderado pela Udesc busca incentivar turismo e fortalecer economia regional
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h