Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/04/2021-14h41

Udesc e parceiros lançam livro sobre educação superior na pandemia no dia 27

 
Docentes da Udesc assinam dois capítulos - Arte: Div.
Na próxima terça-feira, 27, às 18h30, será realizada a cerimônia virtual de lançamento do e-book "Educação superior na (pós)pandemia: práticas em construção em universidades brasileiras". O evento será transmitido pelo YouTube. Acesse a página de transmissão.

Dois dos 14 capítulos da obra, que pode ser acessada gratuitamente na internet, são de autoria de professores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

A docente Soraia Cristina Tonon da Luz, do Centro de Ciências do Esporte e da Saúde (Cefid), assina o capítulo "O professor universitário e a pandemia de Covid-19: é possível se reinventar em meio ao caos?", em parceria com a professora Vera Maquêa, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

Soraia também é uma das organizadoras do livro, com outros cinco docentes de diferentes instituições. A obra foi publicada pela editora Edunioeste, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Já o capítulo "Cultura digital e a pandemia: realidade das universidades estaduais e municipais do Brasil e as ações da Câmara de EaD da Abruem", tem, entre seus autores, o reitor da Udesc na Gestão 2020-2024, Dilmar Baretta, o reitor da Udesc na Gestão 2016-2020, Marcus Tomasi, e a professora Carmen Cipriani Pandini, do Centro de Educação a Distância (Cead).

Baretta e Carmen atualmente integram a Câmara EAD da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), sendo o reitor na condição de presidente e a professora como secretária.


Desafios e necessidades

Segundo as autoras, o capítulo "O professor universitário e a pandemia de Covid-19: é possível se reinventar em meio ao caos?" aborda os desafios e as necessidades da profissão docente diante das mudanças impostas pela pandemia, considerando as condições da universidade pública brasileira e o curto prazo de adaptação que os professores estão tendo para transpor o ensino presencial para o ensino remoto e para assumir a gestão dos processos de ensino no espaço virtual.

"Vivenciando um mesmo contexto de restrições sanitárias, com relevantes transformações sociais nos modos de vida, professores e alunos são demandados a frequentar o mundo e a sala de aula de outras maneiras, diante de significativas reestruturações nas relações estabelecidas no âmbito da educação. Nesse contexto, temas como a reinvenção do professor e a formação docente atravessam não apenas a identidade profissional, mas a produção da vida como um todo", destacam as pesquisadoras.

Pesquisa da Abruem

Já o capítulo "Cultura digital e a pandemia: realidade das universidades estaduais e municipais do Brasil e as ações da Câmara de EAD da Abruem" trata de uma pesquisa realizada junto a universidades estaduais e municipais, associadas à entidade nacional, e apresenta discussões e alternativas envolvendo tecnologias digitais para o desenvolvimento do ensino remoto.

No texto, os autores refletem sobre como a evolução das tecnologias digitais e das redes de comunicação também digitais propiciaram uma ampla discussão na educação superior, marcada pela necessidade de inovação nos processos educativos, e impulsionaram o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional e novos cenários de ensino e de aprendizagem.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Docentes da Udesc assinam dois capítulos da obra
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h