Cléia Demétrio (de preto) integra o Conselho Estadual
dos Direitos da Mulher - Fotos: PMSC e Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do
Centro de Educação a Distância (Cead), e a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizaram o
1º Seminário Regional Agosto Lilás em Jaraguá do Sul, nesta terça-feira, 12, para abordar a prevenção e o enfrentamento à violência contra a mulher.
Pela Udesc Cead, participou do evento a professora Cléia Demétrio Pereira. Coordenadora do
Laboratório de Direitos Humanos (LabDH) e do programa de extensão permanente
Educação em Direitos Humanos das Mulheres, Gestão e Sustentabilidade, a docente também representa a universidade no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim/SC).
Na PMSC, a iniciativa foi realizada pelo 12º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), sob coordenação da comandante Arlene Sousa da Silva Villela. A ação teve apoio do Poder Judiciário, da Polícia Civil, da Polícia Científica, da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) e da empresa Weg.
Palestras
Cerca de 250 pessoas participaram do encontro, que contou com palestras da educadora Monica Schoene Kaimen, sobre “Educação como Estratégia de Prevenção”; do juiz de direito Alexandre Karazawa Takaschima, sobre “Reflexões sobre as Formas de Violência Contra a Mulher”; da tenente-coronel Naíma Huk Amarante, sobre “Rede Catarina: PMSC na Proteção à Mulher”; e da desembargadora Hildemar Meneguzzi de Carvalho, sobre a campanha “Sinal Vermelho”.
O objetivo do evento foi promover um espaço de formação, reflexão e diálogo sobre políticas públicas, buscando capacitar profissionais, estimular a articulação entre as diversas esferas da rede de proteção e valorizar todas as iniciativas que buscam prevenir a violência contra a mulher.
A comandante Arlene Villela destacou a sinergia dos órgãos e entidades envolvidos. O 12º Comando Regional abrange 19 municípios, do Vale do Itapocu e do Planalto Norte de SC, com aproximadamente 655 mil habitantes e uma extensão territorial de mais de 12 mil quilômetros quadrados, incluindo o 3º BPM (Canoinhas), o 14º BPM (Jaraguá do Sul), o 23º BPM (São Bento do Sul) e o 38º BPM (Mafra).
Como integrante do Cedim/SC, Cléia Demétrio participa da organização da 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres (CEPM), que será realizada em 27 e 28 de agosto, na Grande Florianópolis; além de atuar em conferências livres, municipais e regionais relacionadas com o evento.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8454