Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

29/11/2019-17h48

Udesc Esag integra fórum de universidades brasileiras e portuguesas na área de administração

Professor Arnaldo Lima (à esq.) representou a Udesc Esag, ao assinar memorando de entendimento com as universidadesdo Flag, em Lisboa - Foto: Divulgação/ISCSP-ULisboa
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) – por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) – passou a integrar, com outras seis instituições de ensino superior brasileiras e portuguesas, o Fórum Lusófono de Administração e Gestão (Flag). O objetivo é estimular a produção, debate e disseminação de conhecimento na área entre universidades de países de língua portuguesa.

O memorando foi assinado durante o 5º Congresso Lusófono de Administração e Gestão, nos dias 14 e 15, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa (Portugal). Pela Udesc Esag, o memorando foi assinado pelo chefe do Departamento de Administração Pública, Arnaldo Lima. Os professores Leonardo Secchi, Ana Paula Grillo e Arnaldo Lima também apresentaram trabalhos científicos durante o congresso.

Além da Udesc Esag e do ISCSP-ULisboa, assinaram o memorando do Flag duas unidades da Fundação Getúlio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV Eaesp) e Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV Ebrape) – e uma da Universidade de São Paulo  – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA USP) – e ainda a Universidade de Fortaleza (Unifor) e a Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Fórum

O Flag funcionará como um canal permanente de trocas entre as universidades participantes. De acordo com o professor Arnaldo Lima, “a ideia é também contribuir para sistematizar estratégias e boas práticas, em matérias de administração e gestão”. O fórum pretende ainda criar um ambiente institucional de cooperação na definição de práticas e políticas públicas de governança e gestão, frente aos novos desafios trazidos pelas mudanças sociais e tecnológicas.

Para o professor Leonardo Secchi, que falou sobre o tema no congresso em Lisboa, um desses desafios é a mudança de paradigma de gestão pública. “Ela impacta a administração pública nos municípios, nos estados e nas agências governamentais, que vão fazer a transformação digital não como um modelo, mas como uma nova racionalidade na administração pública”, defende Secchi.

Saiba mais sobre o acordo e o congresso no site do ISCSP-ULisboa

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Representantes das universidades do Flag com o memorando assinado, em Lisboa: à esquerda, professor Arnaldo Lima, da Udesc Esag
  • Professor Arnaldo Lima assina memorando de entendimento em Lisboa
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h