Evento discute os desafios e oportunidades de atuação
do profissional da administração. Arte: Divulgação
O Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza nesta terça e quarta-feira, 15 e 16, a
XVII Jornada Acadêmica de Administração Empresarial. Com o tema “Desafios do administrador em mercados globais”, o evento será realizado no Auditório da Udesc Esag, em Florianópolis, aberto gratuitamente a estudantes, docentes, profissionais e pesquisadores da área.
Organizada pelo
Departamento de Administração Empresarial (DAE), em parceria com o Centro Acadêmico de Administração Empresarial (Caemp), a jornada reúne profissionais para discutir os desafios e as oportunidades da atuação do administrador em um cenário de negócios cada vez mais conectado internacionalmente.
A programação aborda temas como internacionalização, investimentos, empreendedorismo, inteligência artificial, tecnologia, energia, agronegócio e expansão internacional. Ao longo dos dois dias, estudantes poderão acompanhar relatos e diferentes perspectivas de profissionais que atuam diretamente em mercados e negócios que ultrapassam fronteiras.
Programação intensa com palestras na área
Na terça-feira, 15, a programação começa às 14h, com a palestra “Do local ao global: os primeiros passos do processo de internacionalização”, com Marco Henriques. Às 15h, Jester Macedo aborda os “Desafios da olivicultura no Brasil”.
Após o intervalo, às 16h15, Luiz Fernando Dantas apresenta o tema “Empreendedorismo em tempos de IA”. No período noturno, às 19h, Daiane Gubert e Leonardo Mendes participam da atividade “Capital sem fronteiras: internacionalização, investimentos e o novo perfil do administrador global”, com programação prevista até as 21h.
Na quarta-feira, 16, as atividades começam às 14h com a palestra “Do primeiro pedido à expansão global”, com Herly Xiao e Zhang Ye. Às 15h, Wagner de Castro fala sobre os 10 anos da Veritá, abordando inovação e experiência empresarial.
Às 16h15, Marcelo Peres e Caroline da Silva discutem “Os desafios do mercado gráfico no século 21”. No período noturno, às 19h, Antonio Benavides apresenta “ENGIE Brasil Energia – Transformando energia, construindo um futuro sustentável”. Encerrando a programação, às 20h, Dilvo Casagranda aborda o tema “Agronegócio brasileiro no mundo: estratégias para competir em mercados globais”.
Sobre a Jornada
A Jornada Acadêmica de Administração Empresarial é realizada semestralmente e integra as atividades do curso de Administração Empresarial da Udesc Esag. A iniciativa aproxima os estudantes de profissionais e organizações, contribuindo para a formação acadêmica e para o conhecimento sobre diferentes áreas e desafios da atuação profissional.
A edição anterior, realizada em maio, teve como foco os desafios da liderança na gestão.
Serviço
O quê: XVII Jornada Acadêmica de Administração Empresarial
Tema: “Desafios do administrador em mercados globais”
Quando: 15 e 16 de setembro
Horário: das 14h às 18h e das 19h às 21h
Onde: Auditório da Udesc Esag – Av. Madre Benvenuta, 2007, Itacorubi, Florianópolis
Núcleo de Comunicação da Udesc Esag
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br