Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

13/03/2020-20h49

Udesc Esag terá ampliação de 4 mil metros quadrados ao incorporar espaços da Reitoria e Biblioteca

Prédio da Biblioteca Central do campus será incorporado à Udesc Esag
A área ocupada pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) nos prédios do campus da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis será ampliada em cerca de 4 mil metros quadrados, sem a necessidade de construção de um novo bloco, como antes previsto. O centro ocupará dois novos espaços no campus: a ala do mesmo prédio onde hoje fica a Reitoria e o edifício de três andares da Biblioteca Central.

A ampliação será possível a partir da posse pela Udesc do prédio da companhia telefônica Oi, localizado na Avenida Madre Benvenuta, em frente ao campus-sede da universidade. O prédio foi comprado pela Udesc no início do ano, em operação aprovada por todas as instâncias da Udesc, da empresa e da Justiça – necessária porque a Oi está em recuperação judicial. A transferência só depende de um aval da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Com a incorporação do prédio da Oi pela Udesc, a Reitoria e todos os órgãos a ela vinculados (incluindo a Biblioteca Central), além do Centro de Educação a Distância (Cead), serão transferidos para o outro lado da Avenida Madre Benvenuta. Os espaços liberados serão ocupados pela Esag e pelo Centro de Artes (Ceart).

Reforma

A incorporação dos dois novos espaços elimina a necessidade de ampliação da Udesc Esag por meio da construção de um novo bloco, como previa o projeto de reforma. ““A área ocupada atualmente pela Reitoria no nosso prédio, somada à da Biblioteca Universitária, equivale aos 4 mil metros quadrados aprovados desde 2018 para ampliação da Esag”, explica o diretor-geral do centro, professor Éverton Cancellier. 

O reitor da Udesc, Marcus Tomasi, avalia que esta é uma solução melhor para a ocupação geral dos espaços do campus. ““A cessão destes espaços para a Esag preservará áreas verdes e de estacionamento, pois evitará a ampliação já aprovada”, afirma Tomasi. O reitor eleito, Dilmar Baretta já se comprometeu com a decisão do antecessor. ““Manteremos o compromisso já assumido e aprovado pela atual gestão de atender esta antiga demanda da Esag”.

Projeto

O projeto atual de reforma e ampliação tramita desde 2018 e prevê, além da construção do novo bloco (agora descartada) a revitalização e regularização do prédio atual, construído em 1979. A empresa contratada por licitação já havia concluído os projetos para a reforma do prédio atual e a concepção em planta baixa para a área a ser ampliada.

Agora, o esforço será redirecionado para projetar a adaptação da área a ser liberada pela Reitoria e Biblioteca Central para uso pela Udesc Esag. Após essas readequações, as duas edificações passarão por uma ampla reforma.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Prédio da Biblioteca Centra do Campus I será incorporado à Udesc Esag
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h