Testagem poderá ser feita pela própria universidade
estadual - Foto: Victor Lacombe/Secom Udesc/Arquivo
A Pró-Reitoria de Administração (Proad), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), publicou a
Instrução Normativa nº 002/2022, que estabelece protocolo para notificação e realização de testagem para Covid-19 para técnicos, professores, estudantes e terceirizados da instituição.
Acesse a IN.
Conforme a norma, membros da comunidade universitária que tiverem contato com casos suspeitos, apresentarem sintomas ou testarem positivo para Covid-19 deverão comunicar aos responsáveis, com base no seu vínculo institucional (veja abaixo), e preencher o
formulário.
Como notificar
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Professores e técnicos deverão comunicar à chefia imediata, o setor de Recursos Humanos (RH) do centro de ensino ou Reitoria e à Comissão Setorial de Monitoramento;
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Estudantes deverão comunicar primeiramente à secretaria acadêmica (graduação ou pós-graduação) e à Comissão Setorial de Monitoramento;
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Funcionários terceirizados deverão comunicar à chefia imediata da empresa.
Testagem
A IN também determina que todos com quadro suspeito deverão se afastar das atividades presenciais e se submeter a testagem, conforme cada caso (sintomático ou assintomático), respeitando a janela de transmissão correta para evitar resultados falsos negativos.
O teste de Covid-19 para servidores, acadêmicos e terceirizados da Udesc poderá ser feito pela rede pública de saúde ou pela própria universidade, por meio do Laboratório de Análises Biomoleculares e Genéticas (Anbiogen) do Centro de Agroveterinárias (CAV), em Lages.
O Anbiogen é habilitado para realizar testes por meio da coleta de amostra de saliva (RT-PCR Salivar) e por amostra nasofaríngea por zaragatoa.
Coleta
Nos dois casos, tanto a coleta quanto a logística de envio de amostras é de responsabilidade dos centros e da Reitoria, e será feita por profissionais de saúde capacitados, seguindo os protocolos de segurança, higiene e armazenamento.
A IN define ainda os prazos para retorno às atividades presenciais em casos de afastamento por suspeita ou confirmação de Covid-19.
Com o retorno às atividades presenciais, a universidade reforça a orientação para que a comunidade acadêmica observe as medidas de segurança e higiene do Guia de Instrução de Controle e Prevenção da Covid-19 na Udesc e no Plano de Contingência para Retorno Presencial das Atividades (Plancon) de cada centro.
Dentre os cuidados que devem ser atendidos de forma integrada para o retorno seguro do convívio social, estão:
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Evitar aglomerações e respeitar o distanciamento social;
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Manter a etiqueta respiratória ao tossir ou espirrar;
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Manter a higienização das mãos com álcool 70%;
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Usar máscaras de proteção durante a permanência na Udesc, substituindo-a a cada 2 horas ou conforme necessidade;
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Limpar e desinfetar mesas, teclados, mouses e objetos em geral após o uso;
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Estar atento à manifestação de sintomas e respeitar o fluxo de comunicação de casos suspeitos disponível no site.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009