Delegação da Udesc Faed contou com quase 70 atletas
e apoio de servidores do centro. Foto: Divulgação
O Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), voltou da 21ª edição dos
Jogos Internos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Jiudesc), que encerrou neste domingo, 22, na cidade de Blumenau, com resultados expressivos para o centro de ensino. A delegação de quase 70 atletas conquistou o oitavo lugar geral da competição entre os 13 centros de ensino participantes, três posições acima em relação à competição de 2024. Além disso, os estudantes da Udesc Faed conquistaram feitos inéditos, como uma medalha de ouro no Xadrez masculinho e uma medalha de prata no voleibol masculino.
A medalha de ouro foi conquistada pelo estudante Mateus Soares Bizarro, que na edição de 2024 dos jogos já havia beliscado o terceiro lugar entre os quase 20 participantes da modalidade. Já a medalha de prata veio após uma final emocionante no voleibol masculino contra os atuais campeões dos jogos, o time do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid). No início do Jiudesc, a Udesc Faed já havia conquistado também um bronze nos 800 metros livres da natação, com Samuel Boll.
Além das medalhas, a Udesc Faed ficou bem posicionada em diversas modalidades, como no tênis de mesa masculino, com o quarto lugar. Os resultados expressivos fizeram com que a delegação do centro de ensino terminasse a competição na oitava colocação geral. "A maior parte das modalidades nós ficamos em quarto ou quinto lugar, o que levou ao bom posicionamento do ranking geral. Nós estamos subindo cada vez mais no Jiudesc, prova do nosso treinamento e esforços nos treinos", avalia a presidente da Atlética da Udesc Faed, Luísa Maranghelli Vieira.
Os estudantes do centro de ensino participaram dos jogos com o suporte da Direção Geral (professora Cláudia Mortari), da Direção de Extensão (professora Daniella Pizarro), de servidoras/es do Centro - Gislene Prim, Fernando Coelho, Felipe Martins, Guilherme de Medeiros e também da
Atlética da Udesc Faed.
Para a diretora de Extensão da Udesc Faed, professora Daniella Pizarro, os atletas do centro de ensino demonstraram ética e comprometimento coletivo nos jogos, bem como muito empenho e espírito colaborativo. "Fizemos bonito nestes jogos. Muito orgulho de ser Faed. Destaco também a excelente colaboração do nosso chefe de delegação, Filipe Martins, e o trabalho acolhedor, competente e cuidadoso da técnica Gislene e do técnico Fernando", comemora.
Diretora-geral destaca equipe e surpresas
A diretora-geral da Udesc Faed, professora Cláudia Mortari, enalteceu a importância da competição, que reúne atletas de todos os centros de ensino da universidade e possibilita a troca de conhecimentos e o relacionamento, e também os elogios à delegação do centro de ensino. "Recebi muitas mensagens de pessoas que elogiaram a coletividade, o cuidado e a solidariedade da nossa equipe durante os jogos. A delegação se comportou de forma exemplar. Isso reforça o papel da Faed como centro de formação em educação, propostivio ao respeito entre as pessoas", considera.
Mortari ressalta também os anúncios realizados pela Reitoria da Udesc durante a competição, como o encaminhamento da Política de Esportes da universidade ao Conselho Universitário (Consuni), o lançamento do Jiudesc Praia e o Bolsa Atleta. "Foram boas surpresas, algumas já desejadas há tempos, e que vão qualificar e consolidar ainda mais o esporte na nossa universidade", afirma.
Esporte e integração
A edição deste ano do Jiudesc reuniu mais de 1.300 atletas das 13 unidades de ensino da Udesc em todo o Estado para disputa de 17 modalidades: badminton, basquete, basquete 3x3, beach tennis, cheerleading, futebol society, futvôlei, futsal, games (EA Sports FC 25, LoL e CS ), handebol, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. A primeira etapa da competição ocorreu em Florianópolis e, a segunda, em Blumenau, no Complexo Esportivo Sesi.
Os jogos foram transmitidos ao vivo no
canal da Udesc no YouTube. Confira todos os informativos e boletins da competição no
site oficial do Jiudesc.
O Jiudesc 2025 é organizado pela Proex por meio da Coordenadoria de Eventos (Ceven). O objetivo é promover o intercâmbio social e esportivo entre os estudantes, estimulando a prática esportiva como instrumento de formação pessoal, promoção da saúde, lazer e integração.
As competições também servem como base para a seleção de atletas que representarão a Udesc em eventos regionais e nacionais, como os Jogos Universitários Catarinenses (JUCs) e os JUBs.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail:
ceven.reitoria@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br