Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/11/2025-14h32

Udesc Faed e instituto de Angola firmam parceria em pesquisa no campo da alfabetização

Alunos do município de Soyo serão impactados com  pesquisa entre as duas instituições. Foto: Divulgação
O Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), firmou uma parceria com o Instituto Superior Polítécnico do Soyo (ISP), em Angola, para realizar projeto de pesquisa integrado no campo da alfabetização e educação de jovens, adultos e idosos. Até 2027, o professor Lourival José Martins Filho, do Departamento de Pedagogia da Udesc Faed, e o professor Paulino Gregório Armando Kuebo, do ISP, vão trocar experiências e trabalhos para analisar a implementação de políticas e práticas pedagógicas no país do continente africano, particularmente, na cidade de Soyo. 

O ISP é uma entidade pública vocacionado para a formação de quadros de nível superior em diversas áreas do conhecimento, desde a engenharia à educação, da investigação e da prestação de serviços à comunidade. De acordo com Kuebo, a parceria com a Udesc Faed é relevante pois na realidade angolana há muitas dificuldades no que se refere à escolarização de pessoas jovens, adultas e idosas, principalmente em zonas rurais. "Nestas áreas temos muitas dificuldades, no campo da saúde, de emprego, e também de manter os filhos nas escolas e encaminhá-los a outros níveis de escolarização. Todo o cidadão tem o real direito de aprender, e essa é nossa missão", ressalta. 

O projeto em torno da parceria no campo da alfabetização entre as duas instituições englobam ações de ensino, pesquisa e extensão. Para o professor Lourival José Martins Filho, ao se levar em conta a alfabetização de jovens, adultos e idosos, é preciso compreender que as pessoas são tecidas na vida, na história e nos contextos sociais excludentes. "Não existem pessoas analfabetas. O que existe são pessoas que não tiveram oportunidades de escolarização na idade própria, mas que são tecidos na vida e pela vida", afirma.

O professor da Udesc Faed defende que, a partir de práticas pedagógicas inclusivas, alfabetizadoras e intencionais, é possível aprender a tecnologia da escrita e ler melhor, justamente o objetivo fim da parceria entre as duas instituições de ensino. 

Mais informações sobre a parceria podem ser obtidas no site do Laboratório de Didática e Formação Docente (Nape), da Udesc Faed. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8512 

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Alunos do município de Soyo serão impactados com  pesquisa entre as duas instituições.
  • Professor Paulino (de camiseta branca, em pé) é o representante da parceria com a Udesc Faed
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h