Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/02/2022-15h09

Udesc Faed e parceiros fazem demonstração de laser scanner acoplado a drone

Dia de Campo foi promovido na Capital pelo Geolab e parceiros para conhecer tecnologia - Fotos: Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) recebeu na quarta-feira, 23, uma demonstração de um novo equipamento de captura geoespacial de alta tecnologia que utiliza laser scanner acoplado a um drone.

O Dia de Campo, como foi chamada a atividade, ocorreu em parceria entre o Laboratório de Geoprocessamento (GeoLab), vinculado ao Departamento de Geografia do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), o curso técnico em Agrimensura do Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc) e a empresa CPE Tecnologia. 

O evento foi realizado na sede do Campus I da Udesc, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis, a partir do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag).

Agrimensura

Segundo os organizadores, "focados na dinâmica do mercado de agrimensura e pautados no aprimoramento do conhecimento da comunidade em geral, em especial a universitária, a Udesc e o Ifsc promoveram esse evento com a empresa líder no segmento para conhecer melhor as potencialidades dessa tecnologia". A CPE Tecnologia atua no mercado nacional de soluções para geotecnologia desde 1974.

O objetivo da atividade foi apresentar a tecnologia UAV Lidar (do inglês Unmanned Aerial Vehicle - Light Detection And Ranging, que significa Veículo Aéreo Não Tripulado - Detecção de Luz e Alcance), "promovendo a interação entre conhecimentos teóricos e práticos e mostrando sua potencial aplicação em várias áreas do conhecimento".

Sensor remoto

O Lidar é um sensor remoto ativo que envia sinais à superfície e registra o sinal refletido. Por esse motivo, não é afetado pela falta de luminosidade nem por outras variáveis que influenciam na qualidade da análise quando ela é realizada por projeção perspectiva de fotografias aéreas.

Os levantamentos realizados por meio do Sistema de Varredura a Laser possibilitam a elaboração de mapas tridimensionais acurados e atualizados, otimizando determinadas etapas em projetos e processos de intervenção no meio.

A tecnologia é recente no mercado e considerada extremamente rápida no processo de aquisição do dado e de alta precisão em comparação com os demais métodos de sensoriamento remoto.

Aplicações

O sistema é utilizado para inspeção de linhas de transmissão de energia, mapeamento topográfico, resposta a emergências, pesquisas agrícolas e florestais, dentre outros.

O equipamento utilizado no Dia do Campo foi um AlphaAir 450, um produto de captura geoespacial, com sistema de navegação, que integra um sistema laser com uma câmera de 26MegaPixel.

Geolab

Criado em 2001 e coordenado pelo professor Francisco Henrique de Oliveira, o GeoLab tem como função prestar apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão da Udesc Faed nas áreas de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), Cartografia Geral e Temática, Cadastro Territorial e Sensoriamento Remoto.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Dia de Campo foi promovido pelo Geolab e parceiros para conhecer tecnologia
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h