Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/11/2025-14h32

Udesc Faed ganha pelo terceiro ano consecutivo prêmio de melhor dissertação em Ciência da Informação

Diogo Roberto da Silva Andrade conquistou premiação nacional com dissertação na área. Foto: Divulgação
O Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), conquistou nesta quarta-feira, 5, pelo terceiro ano consecutivo, o prêmio nacional de melhor dissertação de mestrado profissional em Ciência da Informação pela Associação Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (Ancib). O vencedor foi Diogo Roberto da Silva Andrade, do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo), sob orientação das professoras Franciéle Carneiro Garcês da Silva e Ana Paula Meneses Alves (ECI-UFMG).

O tema da dissertação vencedora é “A Bibliografia da Biblioteca Universal Guei: Um Mapeamento nos Catálogos Virtuais de Bibliotecas Públicas Estaduais Brasileiras à Luz da Justiça Social e Justiça de Gênero”. A premiação foi anunciada durante o XXV Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação, que ocorre no Rio de Janeiro.

O trabalho teve o objetivo de caracterizar de que forma a organização bibliográfica nas bibliotecas públicas estaduais brasileiras pode contribuir para a justiça social e justiça gênero, a partir da recuperação da literatura mediada e comercializada da Biblioteca Universal Guei. Acesse aqui a dissertação completa.

Terceiro prêmio consecutivo

Em 2024 a vencedora foi Rosiane Maria, do PPGInfo, sob orientação do professor Jorge Moisés Krolll do Prado, com a dissertação "Paiol da informação: um lugar de memória para preservar os saberes e fazeres da gastronomia de Limeira, Biguaçu (SC)". 

E em 2023 quem levou a premiação na mesma categoria foi Dayane Dornelles, atual coordenadora da Biblioteca Universitária (BU) da Udesc, e egressa do PPGInfo, com um trabalho com o tema "Indicadores de Gestão para Sistemas de Bibliotecas Universitárias", também orientada pelo professor Jorge Moisés Krolll do Prado.

Sobre o Enancib

O Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação (Enancib) é o principal evento científico da área de Ciência da Informação no Brasil, reunindo pesquisadores e pós-graduandos do país e do exterior, propiciando a troca e a comunicação de suas investigações, com ênfase nos resultados de pesquisas advindos dos cursos de pós-graduação da área.

O evento é voltado à troca de ideias e experiências acadêmico-científicas e para o fortalecimento de laços acadêmicos em nível nacional e internacional. Os trabalhos nele apresentados refletem o estado-de-arte da pesquisa realizada nos programas de pós-graduação e na comunidade científica da área para demonstrar o avanço do conhecimento até o referido momento.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Diogo Roberto da Silva Andrade conquistou premiação nacional com dissertação na área.
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h