Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

04/04/2019-13h49

Udesc Faed participa de audiência pública na Alesc sobre segurança de barragens e propõe parcerias

Audiência pública na Alesc debateu segurança de barragens em Santa Catarina (Fotos: Carolina Hommerding/Ascom)
A diretora-geral do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), professora Julice Dias, participou nesta quarta-feira, 3, de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) que debateu a segurança das barragens do estado de Santa Catarina.

Também acompanharam o evento a subchefe do departamento de Geografia, professora Edna Lindaura Luiz, e a coordenadora do Laboratório de Estudos de Riscos e Desastres (LabRed), da Udesc Faed, professora Amanda Cristina Pires.

A direção da Udesc Faed foi convidada para participar da audiência a convite do deputado estadual Fabiano da Luz, coordenador da Frente das Barragens na Alesc. O deputado participou do Seminário “Impactos e riscos ambientais de barragens: reflexões sobre Miraí, Mariana, Brumadinho e Anitápolis”, realizado na Udesc Faed em 27 de março.

A audiência contou com a presença dos deputados Nilso Berlanda, Luciane Carminatti e Altair Silva, além de membros das Secretarias de Estado da Defesa Civil e do Desenvolvimento Econômico Sustentável, prefeitos, representantes do Ministério Público Federal, Movimento dos Atingidos por Barragens, Corpo de Bombeiros, Associação Profissional dos Geógrafos de Santa Catarina (Aprogeo-SC), entre outras representações.

Os debates abordaram a situação das barragens em Santa Catarina, medidas de fiscalização e segurança, planos de emergência, legislação e impactos sociais e ambientais. Ao final da audiência foram encaminhadas ações para melhorar a segurança destas estruturas.

A diretora-geral da Udesc Faed falou sobre a importância da participação da universidade nestes espaços de interlocução entre agentes do Estado e da Alesc na discussão de ações integradas que se voltem para os direitos amplos da população catarinense.

“Colocamos a Udesc Faed, o departamento de Geografia e os laboratórios à disposição da Alesc e do Governo do Estado para o estabelecimento de parcerias e ações integradas de formação, extensão e pesquisa em áreas como análise e gestão de riscos e desastres, análise de recursos hídricos, avaliação de impacto ambiental, estudo de solo e relevo, planejamento territorial, desenvolvimento socioambiental, entre outros temas de competência a atuação do nosso corpo docente”, destacou.

Leia mais:

21/03/2019 - Seminário na Udesc abordará impactos e riscos ambientais de barragens

15/03/2019 - Palestra na Udesc abordará a Geografia nos desastres da mineração nos rios Doce e Paraopeba

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8512     
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h