Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/06/2019-17h32

Udesc faz seminário sobre Enade e divulga site para orientar alunos de 17 cursos

Site reúne dados como cursos avaliados, fluxo de atividades, Guia do Enade 2019 e videoaulas
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) atualizou o site com informações sobre o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) deste ano, que será aplicado em 24 de novembro e terá participação de alunos concluintes de 17 cursos de graduação da instituição. Acesse o site.

O novo site foi apresentado durante o seminário institucional sobre o assunto, realizado nesta quarta-feira, 16, com participação de diretores de Ensino de Graduação das unidades, chefes de departamento e membros do núcleos docentes estruturantes (NDE) dos cursos. O evento ocorreu em Florianópolis, com transmissão pelo vc.udesc.br para as unidades.

Previsto no calendário acadêmico, o seminário visou compartilhar experiências entre as chefias de departamento e revisar o cronograma de etapas do processo, definido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com o objetivo de auxiliar os estudantes que farão a prova neste ano.

A atualização do site e a realização do evento são iniciativas da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e da Coordenadoria de Avaliação Institucional (Coai)

As açõs fazem parte do projeto Acolhe Udesc, que integra o Plano de Gestão 2016-2020 e tem como objetivo instituir e implementar políticas e ações de assistência estudantil na Udesc.

Seminário

A abertura do seminário destacou a importância do processo de avaliação dos estudantes para os cursos e para a universidade, além das estratégias que o Programa Institucional NDE vem buscando trabalhar juntos aos alunos desde o momento em que ingressam na instituição.

"Temos uma trajetória de excelência de ensino durante todo o percurso formativo do aluno e o trabalho interdisciplinar, além de diversas habilidades e competências que o exame nacional impulsiona. O Enade tem sido visto em nossa instituição como um incentivador para novas práticas e trabalhos, para além dos conhecimentos específicos dos cursos, concebendo uma formação ainda mais integral e cidadã", afirma a pró-reitora de Ensino, Soraia Tonon da Luz.

Cronograma

A professora destaca a troca de experiências entre participantes do evento, quanto a estratégias de organização junto aos docentes e alunos e frente ao cronograma do Inep, que atribui diversas etapas ao processo. 

No evento, a coordenadora de Ensino de Graduação, Jadna  Heinzen, apresentou todas as etapas e esclareceu dúvidas sobre o processo; e a coordenadora da Avaliação institucional, Gesilani Julia Honorio, destacou aspectos importantes a serem observados junto aos docentes e discentes, quanto aos componentes da avaliação que culminam por impactar não somente no curso, mas na repercussão nacional da instituição.

Udesc no Enade

O site lançado pela Udesc com informações sobre o Enade 2019 reúne dados como cursos avaliados, fluxo de atividades, Guia do Enade 2019 e diversas videoaulas.

Alunos concluintes de 17 cursos de graduação (veja lista abaixo) farão o exame deste ano. As áreas de avaliação foram publicadas em abril, na Portaria Normativa MEC nº. 828.

Cursos da Udesc que participam do Enade neste ano:

  • CAV: Bacharelados em Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária.
  • CCT: Bacharelados em Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Sistemas, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.
  • Ceavi: Bacharelado em Engenharia Civil.
  • Cefid: Bacharelados em Educação Física e Fisioterapia.
  • CEO: Bacharelados em Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química e Zootecnia.
  • Ceplan: Bacharelado em Engenharia de Produção - Habilitação em Mecânica.
  • Ceres: Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo.

Datas importantes

O edital com cronograma, prazos, procedimentos e responsabilidades das instituições de ensino superior e dos estudantes foi publicado pelo Inep em junho.

Pelo cronograma, os estudantes deverão preencher o cadastro de informações pessoais entre 1º de julho a 21 de novembro. Já o Questionário do Estudante poderá ser preenchido de 2 de setembro a 21 de novembro.

Mais informações

O resultado do Enade é um dos principais componentes para o cálculo dos indicadores de qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior do País.

Estudantes com dúvidas podem procurar a chefia de departamento do seu curso. Mais informações podem ser obtidas com a Proen pelo telefone (48) 3664-8129 e pelo e-mail proen.reitoria@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010    
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Site reúne dados como cursos avaliados, fluxo de atividades, Guia do Enade 2019 e videoaulas
  • Seminário Institucional Enade 2019 na Udesc
  • Seminário Institucional Enade 2019 na Udesc
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h