Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/09/2016-11h29

Udesc Ibirama fará 5º Seminário do Terceiro Setor do Alto Vale do Itajaí na próxima semana

O Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizará o 5º Seminário do Terceiro Setor do Alto Vale do Itajaí, com cinco palestras e lançamentos de livro e de aplicativo sobre voluntariado, em 15 e 16 de setembro, no Auditório da Escola Eliseu Guilherme, em Ibirama.

As inscrições para as cem vagas estão sendo feitas na internet e os participantes deverão levar um quilo de alimento não perecível, como farinha de trigo, óleo de cozinha, arroz e macarrão integral, além de papel-toalha, detergente, papel higiênico ou desinfetante. Os produtos arrecadados serão destinados ao Lar Recanto do Sossego, de Braço do Trombudo.

Para o primeiro dia, a programação prevê palestras da diretora-executiva do Instituto Voluntários em Ação, Ana Maria do Vale Pereira, que falará sobre o tema "Voluntariado transformador", e de dois representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Júlio dos Santos Neto e Angela Conceição Marcondes, que abordarão a campanha Voto consciente e o projeto OAB Cidadã.

Ainda no mesmo dia, também haverá uma palestra do coordenador da comissão do Programa de Voluntariado da Classe Contábil, Tadeu Pedro Vieira, sobre o financiamento de campanhas e prestação de contas das Eleições 2016.

Já no segundo dia, as palestras serão do coordenador do projeto do Centro Vianei de Educação Popular de Lages, Natal João Magnati, que falará sobre a elaboração de projetos e prestação de contas em organizações não governamentais (ONGs), e do professor Marino Luiz Eyerkayfer, da Udesc Ibirama, que mostrará os processos colaborativos intersetoriais e comunitários.

Segundo o coordenador do seminário, professor Sérgio Marian, os temas das palestras foram selecionados a partir de demandas surgidas durante os trabalhos do projeto Transparência Contábil de Entidades do Terceiro Setor e dos cursos de capacitação para contadores, dentro do Programa Gestão de Entidades do Terceiro Setor, da Udesc Ibirama.

Livro e aplicativo

Durante o seminário, a empresária e ex-professora da Udesc Ibirama Eliana Jaeger apresentará seu mais recente livro, que trata do trabalho voluntário e analisa os conceitos e preceitos de um grupo de voluntários do Alto Vale do Itajaí.

Já a primeira obra de Eliana conta a origem da família e trajetória do casal que fundou, em 1975, uma indústria de pré-moldados na região.

Outra atração do seminário será o lançamento do aplicativo GPS Solidário, que permitirá que organizações cadastrem suas necessidades de caráter contínuo sobre alimentos, itens de higiene, limpeza e eventos, além de convidar pessoas para auxiliar na realização de trabalhos voluntários. 

Leia mais:

22/08/2016 - Udesc divulga lista com 56 fontes de recursos para órgãos públicos e organizações do terceiro setor

08/07/2016 - Udesc Ibirama realizará 5º Seminário do Terceiro Setor do Alto Vale do Itajaí em setembro

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935 
galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h