Volta será na Floresta Nacional de Ibirama - Foto: ICMBio
O Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Ibirama, promoverá nesta sábado, 20, a partir das 9h30,o segundo passeio ciclístico, com percurso ida e volta de 14 quilômetros. O primeiro foi realizado em maio do ano passado, com cerca de 40 participantes.
As inscrições, que já estão abertas e terminam na quinta-feira, 18, às 21h, são realizadas na Direção de Extensão da Udesc Ibirama.
Podem participar alunos, servidores, terceirizados e comunidade em geral. A idade mínima é de 12 anos e não há limite de ciclistas.
De acordo com a técnica-administrativa do centro, Fanni Wippel, o passeio objetiva estimular o uso da bicicleta como meio de transporte e incentivar a pratica de atividade física. "Os participantes poderão também conhecer, durante o percurso, os lindos cenários da natureza", destaca Fanni.
O passeio começa às 9h30 na praça em frente à Igreja Santo Humberto, com destino à Floresta Nacional, na Estrada Geral Ribeirão Taquaras. No percurso, haverá paradas para observação das paisagens e descanso. O retorno ocorrerá pelo mesmo trajeto e a chegada está prevista para 13h30, com entrega de prêmios ao ciclista de maior idade na Praça José Deeke, ao lado dos Correios.
Contra estresse
Ao promover o passeio, a Direção de Extensão da Udesc Ibirama avaliou que, quanto mais pessoas andarem de bicicleta, menor será o estresse nas ruas e a emissão de poluentes atmosféricos e sonoros e maior será a convivência entre pessoas.
Com essa atitude, a população começará a enxergar a rua como uma extensão de seus lares, diminuindo a idéia de que a via é um espaço perigoso e só para carros. Quanto mais pessoas transitarem – caminhando ou pedalando – menor será a delinqüência e a velocidade dos veículos.
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Fone: (48) 3321-8142