Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/08/2016-12h29

Udesc Ibirama realiza curso para treinar instrutores do plano municipal de redução de desastres

Em uma iniciativa do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e parcerias, o consultor Aderbal Vicente Lapolli, da Agência de Assistência a Desastres dos Estados Unidos para a América Latina e Caribe (Usaid/Ofda), e o coordenador de Segurança do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC), Nelson Melo, ministraram um curso de formação de instrutores em Ibirama para 18 participantes, entre bombeiros voluntários e agentes de proteção e defesa civil da região.

A ação foi uma das etapas de implantação do Plano de Gerenciamento dos Riscos de Desastres de Ibirama (Plagerd), que está sendo implantado no município tendo, como modelo, a tese do professor Marino Luiz Eyerkaufer, da Udesc Ibirama. 

Com 40 horas, o curso foi realizado na semana passada, na Sociedade do Corpo de Bombeiros Voluntários de Ibirama, e contou com as parcerias da prefeitura e da defesa civil do município. O professor Eyerkaufer e alunos da universidade também participaram da atividade.

Essas ações visam treinar pessoas para atuar em áreas relacionadas com ameaças, emergências e desastres em planejamento e gestão de riscos.

Outras ações

Um outro curso, sobre as primeiras ações de respostas em emergências com produtos perigosos, será ministrado em Ibirama, na primeira semana de outubro, pelo consultor da Usaid/Ofda e pelo coordenador de Segurança do TCE/SC.

Outra atividade prevista para este mês será o lançamento do programa Minha Escola Segura, composto por ações voltadas para a infraestrutura segura do estabelecimento de ensino, a preparação de defensores mirins e a incorporação de riscos e desastres aos temas de estudo.

O programa foi elaborado no primeiro semestre deste ano, com estruturação baseada na recomendação das Organizações das Nações Unidas (ONU) para esse tipo de ação. 

Além disso, neste semestre, haverá o lançamento do projeto Comunicando Riscos e Desastres, que pretende manter constante comunicação sobre as ações do Plagerd em prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação.

Também estão previstos um encontro com a imprensa da região, a criação do Núcleo Comunitário da Proteção e Defesa Civil, com o envolvimento da comunidade de Ibirama, e a realização da Semana de Proteção e Defesa Civil.

Sobre o Plagerd

Segundo Eyerkaufer, o Plagerd prevenirá e reduzirá prejuízos com catástrofes e possibilitará o planejamento, a execução e o controle das ações do processo de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação de riscos e desastres com a participação da Defesa Civil.

A implantação do plano em Ibirama representará a minimização do improviso na gestão de riscos e desastres e o "translado de conhecimento dos campos técnico e científico ao social e político até chegar à comunidade, a beneficiada de todo esse processo".

Leia mais: 

18/07/2016 - Plano contra desastres baseado em tese de professor da Udesc Ibirama terá cem ações até 2020

28/06/2016 - Professores da Udesc participam de intercâmbio nos Estados Unidos sobre gestão de riscos de desastre

09/12/2015 - Professor da Udesc Ibirama entrega plano de gerenciamento de desastres ao prefeito do município

11/11/2015 - Tese de professor da Udesc Ibirama será modelo para plano de redução de desastres no município

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935
galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h