Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

23/09/2015-11h29

Udesc Ibirama realizará Seminário de Engenharia de Software com palestras e disputa de robôs

O Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Ibirama, promoverá o 2º Seminário de Engenharia de Software (Semeso) de 30 de setembro a 2 de outubro, com o tema central "Mercado, empreendedorismo e inovação em TI". 

A iniciativa objetiva o intercâmbio de novos conhecimentos entre acadêmicos, professores empresários e pesquisadores da área de Engenharia de Software, por meio de palestras, interações e competições, para evidenciar aspectos multidisciplinares e reforçar os elos temáticos presentes em ensino, pesquisa e extensão.

O seminário, que terá seis palestras, um minicurso e um campeonato de robôs, é organizado pelos professores Márcio José Mantau (coordenador) e Jaison Ademir Savegnani (diretor de Extensão) e pelos acadêmicos Natanael Lima dos Santos e André Luan Alves.

Palestras

As palestras serão realizadas à noite, no Auditório do Instituto Federal Catarinense (IFC) em Ibirama, e destinadas aos acadêmicos da unidade da Udesc. Segundo o coordenador do 2º Semeso, Márcio José Mantau, não será necessário fazer inscrição para assistir às palestras.

A conferência de abertura, às 19h do dia 30, terá, como tema, "Sinapses de Inovação" e será ministrada pelo diretor-executivo da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), de Florianópolis, Leonardo Carioni. O tema foi idealizado pela fundação com o objetivo de transformar e aplicar as boas ideias de estudantes e pesquisadores em negócios de sucesso.

No mesmo dia, o professor Octávio Lebarbenchon Neto, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), de Florianópolis, falará sobre sinergia entre marketing e vendas.

Em 1º de outubro, o tema da palestra será "IA e otimização combinatória", com o professor Paulo César de Sá, do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), de Joinville. O assunto é um ramo da Ciência da Computação que estuda problemas de otimização em conjuntos finitos.

Outra conferência do dia será ministrada pela professora Carla Medeiros Berkenbrock, da Udesc Joinville, com o tema "Sistemas colaborativos". Ela abordará tópicos que têm sido estudados no setor como percepção, folksonomia, comunidades virtuais e hardware para colaboração.

Já em 2 de outubro, a primeira conferência abordará a estimação de esforço em projetos de software, a cargo do professor Raul Sidnei Wazlawick, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que apresentará as características das principais técnicas usadas atualmente.

A última palestra tratará de inovação com modelos de negócios e será ministrada pelos professores Leonardo Anésio da Silva, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e Rodrigo Schilling, sócio-diretor da Effortt do Brasil.

Minicurso e campeonato

O seminário terá também um minicurso básico Latex, ministrado pelo professor Paolo Moser, da Universidade Regional de Blumenau (Furb). O objetivo é capacitar os participantes em relação à escrita científica com a utilização da linguagem Latex, que é um sistema de edição de texto com formatação de alta qualidade.

Outro destaque do seminário será o campeonato de robô (Robocup), que busca proporcionar diversão e aperfeiçoar a lógica de programação. Cada equipe deve elaborar e programar uma estratégia para controlar o aparelho-tanque, capaz de se movimentar e atirar nos adversários. A competição será realizada com a utilização do simulador Robocode.

A participação é gratuita e aberta aos alunos matriculados no curso de Engenharia de Software da Udesc Ibirama e no curso de Técnico em Informática do Instituto Federal Catarinense (IFC). Para participar os alunos devem se organizar em equipes com, no máximo, quatro integrantes. A inscrição deverá ser feita pelo e-mail robocup.ceavi@gmail.com.

Leia mais:

21/09/2015 - Inscrições para Semana Acadêmica de Ciências Contábeis da Udesc Ibirama terminarão no domingo

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143
galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h