Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/12/2017-18h17

Udesc implantará plataforma de estágios no próximo ano com benefícios para alunos

Representantes da Udesc se reuniram com técnicos da Unisinos para conhecer ferramenta - Foto: Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) adotará no próximo semestre um software para gestão da área de estágios na instituição com acesso pela internet.

A plataforma permitirá cadastro de estudantes para estágio obrigatório, confecção de currículos e oferta de vagas de estágio não-obrigatório e de trainee em empresas, além de uma área voltada a egressos com oportunidades de emprego.

O processo de contratação para estágio também será simplificado, com toda a documentação em formato digital.

Nesta quinta-feira, 14, o vice-reitor da Udesc, Leandro Zvirtes, a pró-reitora de Ensino, Soraia Tonon da Luz, e o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação, Jairo Wensing, visitaram o campus da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) em São Leopoldo (RS) para conhecer a experiência da instituição, que já usa essa plataforma.

Os representantes da Unisinos apresentaram a ferramenta, que, entre os benefícios, permite o controle de todos os alunos que estão em estágio obrigatório por curso e por campo de atuação, além de dar oportunidade para empresas cadastrarem vagas de estágios.

O acesso ao sistema é feito por um site específico, que inclui ainda todo o trâmite de elaboração e validação dos termos de compromisso.

Melhoria de processos

Para a pró-reitora Soraia, a implantação da plataforma no modelo utilizado pela Unisinos será um avanço para o planejamento, a otimização dos fluxos e a viabilidade dos estágios na Udesc. "Essa foi uma demanda levantada no 1º Fórum de Estágios da Udesc pelos coordenadores das áreas nos centros", destaca.

Segundo o vice-reitor, o estágio é uma oportunidade ímpar de unir a teoria aprendida em sala de aula à prática profissional. Por essa razão, é importante o investimento em tecnologia para melhorar os processos nessa área na universidade. 

"Será um grande ganho para os coordenadores de estágio dos centros e para os estudantes. Hoje, cada unidade tem sua organização dos estágios de forma isolada, em planilhas de Excel", afirma Zvirtes.

Na reunião, também houve troca de experiências entre a Unisinos e a Udesc no que diz respeito ao entendimento de como o sistema é executado na prática pelos setores responsáveis pelos estágios, pela coordenadoria de graduação e pela área da TI.

A implantação da plataforma integra as ações do projeto F.A.S.T., que está previsto no Plano de Gestão 2016-2020 da Udesc, sob liderança do reitor, Marcus Tomasi, e do vice-reitor, e desenvolve metodologias que facilitem, agilizem, simplifiquem e totalizem a execução das atividades meio e finalísticas da instituição.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h