Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

30/05/2011-18h21

Udesc irá inaugurar herbário em Lages para comemorar a Semana do Meio Ambiente

O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Udesc, em Lages, irá inaugurar, nesta quarta-feira (1º/6), às 16h45, o Herbário Lages da Universidade do Estado de Santa Catarina (LUSC). A inauguração faz parte do “Olhar do CAV sobre a Biodiversidade Catarinense”, evento programado para comemorar a Semana do Meio Ambiente.

O LUSC, o único herbário da região serrana catarinense e um dos nove do Estado, será inaugurado com uma coleção de 3 mil exemplares de plantas desidratadas e ficará aberto ao público a partir da próxima quinta-feira para visitação. “O herbário é uma coleção cientifica de plantas desidratadas, preparadas de acordo com as normas técnico-cientificas, permitindo a sua utilização em estudos comparativos, históricos e documentários da flora de uma região ou país”, explica a coordenadora do evento e professora da Udesc, Roseli Bortoluzzi.

O Herbário também vai possibilitar o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão. “Temos mais exemplares que precisam ser catalogados e quando chegarmos a 10 mil vamos buscar o registro internacional”, informa a professora.

Exposição, palestra e lançamento de livros

O evento da próxima quarta-feira terá ainda, das 8h às 12h, uma exposição de fauna e flora que irá receber 400 alunos de 12 escolas de Lages, e a palestra, às 14h, “Conservação de Florestas Tropicais”, do professor da UFSC, Ademir Reis. “A Udesc fará o transporte das crianças que poderão ver exposições de insetos e vertebrados, de frutos e sementes, do projeto Kayuvá sobre pinhão familiar sustentável e de plantas do herbário”, diz a professora.

A programação do “Olhar do CAV sobre a Biodiversidade Catarinense” ainda prevê o lançamento dos livros Energia de biomassa florestal, de Martha Brand; Psicologia Ambiental, de André Hess; e dos volumes 3 e 4 de Leguminosas-Cesalpinioídeas: tribos Caesalpinieae e Cassieae, da Flora Ilustrada Catarinense, dos autores Roseli Bortoluzzi, Silvia Miotto e Ademir Reis.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Informações adicionais: jornalista Thiago Augusto, telefone (48) 3321-8142, e-mail thiago.augusto@udesc.br

galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h