Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/08/2020-15h30

Udesc Joinville participa de estudo sobre impacto da pandemia no consumo de água urbano

Aumento médio do consumo residencial registrado no período do estudo foi de 11% - Foto: Pexels
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, em parceria com a Companhia Águas de Joinville e a Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), realizou uma pesquisa sobre o impacto das medidas de prevenção e enfrentamento à Covid-19 no consumo urbano de água. O estudo foi publicado no periódico científico internacional Resources, Conservation & Recycling, e o grupo de pesquisa contou com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Os resultados mostraram que, logo após a publicação do Decreto Estadual Nº 515, de 17 de março de 2020, que declarou situação de emergência em todo o território catarinense, houve redução de consumo de água em atividades não-residenciais e aumento do consumo nas edificações residenciais.

O aumento médio do consumo residencial registrado no período do estudo foi de 11%. O consumo foi maior em edifícios de apartamentos quando comparado a casas na região de Joinville.

Os dados foram coletados remotamente por telemetria, por meio de sensores IoT conectados aos medidores de consumo de água, no período de 21 de fevereiro a 12 de abril de 2020. 

Os resultados são importantes para o planejamento e a gestão do uso da água em situações de pandemia, em que o acesso à água de maneira segura é essencial para a população. Acredita-se ser o primeiro artigo que avalia o impacto das medidas de prevenção e enfrentamento à Covid-19 no consumo urbano de água.

O artigo é de autoria das professoras Andreza Kalbusch, do Departamento de Engenharia Civil da Udesc; Elisa Henning, do Departamento de Matemática da Udesc; do engenheiro civil e egresso da Udesc Miqueias Paulo Brikalski; do engenheiro sanitarista e ambiental Felipe Vieira de Luca, da Companhia Águas de Joinville; e da professora Andrea Cristina Konrath, da Ufsc.

O acesso à versão final do artigo é gratuito nos próximos 50 dias (até 30/09/2020).

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h