Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/08/2018-10h42

Udesc Joinville promove novo ciclo de capacitação para corpo docente

Capacitação será ministrada pelo professor José Fernando Queiruga Rey, da Universidade Federal do ABC (UFABC) - Foto: Divulgação
Com o objetivo de preparar os professores para as reformas curriculares e a modernização dos cursos, a Direção de Ensino de Graduação, em parceria com a Direção Geral da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, promoverá um novo ciclo de capacitação para seu corpo docente.

No dia 30 de agosto, o Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) receberá o professor José Fernando Queiruga Rey, da Universidade Federal do ABC (UFABC), que apresentará como ocorreu o processo da implantação da UFABC a partir de um documento produzido pela Academia Brasileira de Ciências. Serão apresentados os percalços e as estratégias desenvolvidas, entre outros aspectos acompanhados nos anos em que o professor foi o primeiro coordenador do curso de bacharelado inovador na UFABC, pró-reitor de ensino e coordenador do doutorado industrial da instituição.

Uma palestra (aberta a todos os professores), às 9h30 no Auditório do Bloco E, e um minicurso seguido de mesa-redonda (exclusivamente para professores, priorizando-se membros dos NDEs de engenharias), às 15h na Sala F104, abordarão o novo modelo de educação para o século XXI. Como qualquer novo modelo, existem diversos desafios de implantação que serão introduzidos na palestra e debatidos em detalhe no período do minicurso para membros de NDE e interessados.

Na palestra e no minicurso/debate, se pretende uma atividade para usar como estudo de caso o projeto pedagógico da UFABC, os seus desafios de implantação, passando por desafios estruturais, tais como o dimensionamento das salas de aula e organização da grade até a elaboração de ementas, sua articulação junto ao corpo docente e os aspectos legais que compreendem a regulação, as diretrizes curriculares e os conselhos de classe.

O presidente do Conselho Nacional de Educação, sr. Luiz Curi, avisou que o texto final das diretrizes curriculares nacionais para as engenharias já estará implantado no mês de outubro. E que a consulta pública, por 15 dias, ficará aberta a partir do início do mês de setembro no site do ministério da educação, quando se disponibilizará o link para que a comunidade possa contribuir com a reforma.

Palestra sobre Bacharelado Interdisciplinar e o curso de Engenharia Biomédica

Além da capacitação aos professores, no dia anterior, 29 de agosto, às 17h, na sala E03, o professor Harki Tanaka,  diretor geral do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da UFABC , também ministrará uma palestra sobre o Bacharelado Interdisciplinar e o curso de Engenharia Biomédica

Serviço:

OQUÊ: Palestra UFABC: Projeto Pedagógico e Histórico de Implantação -- possível fonte de inspiração para reformas em outras IES
(aberta a todos os professores).
QUANDO: 30 de agosto, às 9h30
ONDE: Auditório do Bloco E
INSCRIÇÃO: http://www.cct.udesc.br/?idFormulario=388

OQUÊ: Minicurso Universidade Federal do ABC - Projeto Pedagógico e Histórico de Implantação e Debate sobre aspectos originais dos cursos e sua implantação na UFABC – (para professores efetivos, membros dos NDEs e coordenadores das Engenharias)
QUANDO: 30 de agosto, 15h às 17h
ONDE: Sala F104
INSCRIÇÃO: http://www.cct.udesc.br/?idFormulario=389

OQUÊ: Palestra sobre Bacharelado Interdisciplinar e o curso de Engenharia Biomédica
QUANDO: 29 de agosto, às 17h
ONDE: E03
NÃO É NECESSÁRIO INSCRIÇÃO

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h