Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

01/03/2018-11h32

Udesc Joinville realiza curso sobre uso de software para reinserção social de dependentes químicos

Curso será um treinamento sobre o uso do sistema "Connect", resultado do projeto de pesquisa científica desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisas em Aplicações Visuais (Larva) - Foto: Laura Bona Moll
O Laboratório de Pesquisas em Aplicações Visuais (Larva), que faz parte do Departamento de Ciência da Computação (DCC), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, realizará o curso “Acompanhamento da Reinserção Social de Dependentes Químicos com o software Connect”. O evento será em 13 de abril, das 14h às 18h, nos laboratórios de informática do campus.

O curso será um treinamento sobre o uso do sistema “Connect”, resultado do projeto de pesquisa científica desenvolvido pelo Larva. O passo-a-passo de como utilizar o sistema será apresentado por Gabriel Conejo, acadêmico de Ciência da Computação, e Marcelo da Silva Hounsell, professor e pesquisador do DCC.

O público-alvo do curso são profissionais agentes da área da saúde e representantes de entidades como Comunidade Terapêutica, grupos de ajuda mútua, centros de apoio, órgãos públicos ou ainda, profissionais como psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, psicopedagogos, entre outros. O curso é voltado para quem já faz este acompanhamento e quer usar a ferramenta informatizada e automatizada como auxílio.

Connect

O sistema auxilia na prevenção a recaída e na reinserção social de dependentes químicos. Ele é gratuito e composto por duas partes: a primeira é um site voltado para o profissional (agente de saúde), responsável por executar o acompanhamento e conduzir reuniões de ajuda mútua; a segunda é um aplicativo de celular onde o dependente químico responde perguntas sobre a prevenção da recaída.

O Connect tem as seguintes vantagens:

- Padroniza o acompanhamento (cria um procedimento base);
- Automatiza o contato (não precisa de gerenciamento constante);
- Prioriza as informações (mostra ao agente casos graves);
- Registra contatos (mantém dados sobre conversas);
- Otimiza análises (com gráficos históricos de respostas);
- Motiva o dependente químico (pelo uso de gamificação);
- Regulariza o contato (lembra o dependente de usar o sistema);
- Facilita respostas (em qualquer lugar/hora);
- Agiliza o processo (respostas são fáceis de serem registradas).


Os interessados em participar devem fazer a pré-inscrição enviando um e-mail para larva.cct@udesc.br, até 19 de março, informando: nome completo, celular, nível de escolaridade, área e ano de formação, instituição que representa, tempo de experiência com dependentes químicos, número de dependentes que serão atendidos e responder à pergunta “Por que você deve ser selecionado para fazer este curso?”. Em seguida, será realizada a seleção dos candidatos, que deverão confirmar a inscrição até 23 de março. Caso algum selecionado desista, novas inscrições serão processadas, conforme lista de espera, até a data do evento.

São oferecidas 20 vagas para a primeira turma, com possibilidade de uma segunda turma em data futura, se houver demanda. Serão selecionados candidatos com o objetivo de compor a turma mais heterogênea possível, com possibilidade para uma maior variedade de instituições e variedade de formação profissional dos participantes. Também serão selecionados candidatos com maior grau de intenção de utilizarem efetivamente o sistema no atendimento e acompanhamento.

Mais informações com o professor Marcelo: (47) 9 91894277.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h