Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

21/08/2020-17h49

Udesc Lages apoia material que ensina a destinar embalagens de produtos químicos

Cartilha e vídeo sobre Sistema Campo Limpo foram elaborados com parceiros - Imagem: Reprodução
O programa de extensão Solo na Escola do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, auxiliou na criação de material educativo inédito que mostra como realizar a destinação correta de embalagens de produtos químicos e fazer a preservação dos recursos naturais, especialmente dos solos de propriedades rurais.  

O material – uma cartilha e um vídeo (assista abaixo) – foram elaborados com o programa de extensão Solo na Escola da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a convite da empresa de produtos químicos Basf e da Fundação Espaço Eco.

O conteúdo aborda o Sistema Campo Limpo, um programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas, no qual o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) atua como núcleo de inteligência.

O sistema abrange todas as regiões do País e tem, como base, o conceito de responsabilidade compartilhada: agricultores, indústria fabricante, canais de distribuição e poder público têm papéis e responsabilidades específicas no fluxo de funcionamento do programa, definidas por lei.

Graças à sua realização, cerca de 95% do material recebido pelo sistema retorna ao ciclo produtivo como matéria-prima de outros produtos.

O desenvolvimento e o lançamento do material apoiado pela Udesc Lages marcaram, neste ano, o Dia do Campo Limpo, que é celebrado nacionalmente em 18 de agosto com diversas ações de sensibilização coordenadas nos centros de devolução de embalagens. A proposta é que tanto o vídeo quanto a cartilha sejam utilizados em atividades de escolas da rede de educação básica.


Solo na Escola

Criado em 2015, o programa Solo na Escola da Udesc Lages é coordenado pela docente Letícia Sequinatto, que está ligada ao Departamento de Solos e Recursos Naturais e é a atual pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação.

A iniciativa atua em parceria com o programa homônimo da UFPR desde sua criação, contribuindo de forma significativa para a sustentabilidade no campo.

Saiba mais sobre os dois programas pelas contas no Instagram: Udesc Lages e UFPR.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

* Esta matéria foi atualizada às 20h35 de 21 de agosto de 2020.
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Cartilha e vídeo sobre Sistema Campo Limpo foram elaborados com parceiros
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h