Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

23/11/2018-08h56

Udesc Lages fará evento em 5 de dezembro para comemorar Dia Mundial do Solo

Udesc Lages comemora Dia Mundial do Solo

Evento é direcionado a estudantes, agricultores, professores e comunidade em geral - Foto: Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Ciências Agroveternárias (CAV), em Lages, realizará um evento em 5 de dezembro para comemorar o Dia Mundial do Solo.

Organizado pelo programa de extensão Solo na Escola, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da Udesc Lages e entidades, o evento traz na programação palestras, exposições, atividades práticas, feira orgânica, teatro e rodas de conversas com os pesquisadores da universidade.

A programação, que é voltada para toda a comunidade de Lages e região serrana, ocorrerá no Prédio de Engenharia Florestal. De acordo com a coordenadora geral do evento, professora Letícia Sequinatto, serão montados stands, no formato de feira de ciências, sendo um de cada laboratório do Departamento de Solos e Recursos Naturais. 

"Além disso, as entidades participantes também farão parte da exposição, como Klabin, Apremav, Cidasc, Epagri, uma escola do município de Santa Cecília, Empresa Júnior Florestal, Associação dos Produtores Orgânicos, dentre outras", destaca a coordenadora.

O evento tem ainda, como parceiros, a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), a Dinamisa Agrominerais, a Fiepe/CAV, a Cooperplan e a Prefeitura de Lages, que disponibilizará um ônibus por meio das secretarias de Educação e da Agricultura e Pesca para o transporte de estudantes das escolas municipais. A Udesc Lages também oferecerá um ônibus para o transporte de estudantes das escolas estaduais.

Programação

Durante a manhã do dia 5, os participantes serão recebidos e farão a visita aos estandes e assistirão ao "Teatro de Solos", que inclui atividades lúdicas e interação com o público. À tarde, o evento receberá produtores rurais da região, que verão três palestras sobre temas como adubações de solo, pastagens cultivadas e poluição dos solos.

"Na sequência, os produtores rurais visitarão os estandes e, em seguida, participarão de uma roda de conversa com professores e pesquisadores da área de solos e de pastagens da Udesc e da Epagri”, acrescenta a professora Letícia.

Para a tarde, também estão programados a demonstração de análise instantânea da acidez de solo e um sorteio de análises químicas e físicas do solo do laboratório da Udesc Lages para os produtores presentes.

Importância da data

O Dia Mundial do Solo foi instituído em 5 de dezembro pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Nessa data, normalmente são realizadas sessões de comemoração e discussões que abordam temas sobre o assunto e que trazem a preocupação com os cuidados do solo, dentre eles os efeitos de impacto da falta de conservação.

No Brasil, as perdas de solo por erosão chegam a milhões de toneladas anualmente e, em todo o planeta, perdem-se bilhões de toneladas por ano, incluindo os diversos tipos de cultivo. Esse solo perdido se acumula em mananciais de água, causando assoreamento.

De acordo com Letícia, a data deve ser lembrada durante todo o ano, uma vez que o solo é a base para a produção de alimentos, fibras, bioenergia e outros bens de consumo humano e animal.

"O solo sustenta a vida animal e vegetal na terra por suas funções vitais, além de sustentar as edificações em áreas urbanas e rurais e a estrutura de transportes, abriga a biodiversidade e os ciclos biogeoquímicos, serve como transformador de resíduos e como filtro e armazém para a água, dentre outros benefícios. Apesar de todas essas contribuições aos seres vivos, o solo não tem sido adequadamente tratado pelos humanos, os únicos capazes de, ao mesmo tempo, usá-lo e conservá-lo", finaliza.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (49) 3289-9184 e pelo e-mail leticia.sequinatto@udesc.br.

Serviço

O QUÊ: Comemoração do Dia Mundial do Solo.
QUANDO: 5 de dezembro, das 8h às 18h.
ONDE: Udesc Lages, Avenida Luiz de Camões, nº 2.090, Bairro Conta Dinheiro.
QUANTO: Evento gratuito, voltado para estudantes, agricultores, professores e comunidade em geral.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h