Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

04/07/2016-17h28

Udesc Lages inaugurará Laboratório de Análise de Sementes para atender produtores da Serra

Laboratório analisará vários tipos de sementes - Foto: Mirella Guedes/Ascom Udesc Lages

O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, inaugurará na quinta-feira, 7, o Laboratório de Análise de Sementes (LAS). A cerimônia acontecerá às 14h, no Anfiteatro Caverna, com visitação ao local, em seguida.

O laboratório atenderá produtores de toda a Serra Catarinense, avaliando sementes de soja, feijão, milho, trigo, arroz, aveia branca e preta, centeio, cevada triticale e azevém. Ao fim da análise, o produtor receberá um boletim para que possa comercializar a semente e manter o controle interno de qualidade.

As análises oferecem diagnóstico completo do material, incluindo aferição da qualidade da semente, análise gênica, física, fisiológica e sanitária, assim como germinação, pureza, envelhecimento precoce, peso, danos mecânicos e danos por umidade.

Para a coordenadora do LAS, Cileide Medeiros, o serviço prestado completa o tripé de objetivos da universidade, unindo ensino, pesquisa e extensão. "Capacitará melhor o estudante na área de sementes, por meio de uma atividade de extensão, e oferecerá estágios para aqueles que estão finalizando o curso".

Credenciado em junho no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o laboratório funciona em conformidade com a ISO 17.025:2005 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que regula os requisitos gerais para competência de laboratórios de ensaio e calibração.

O laboratório será o quinto no Estado a prestar este tipo de serviço aos produtores. A avaliação terá uma taxa com valor 15% abaixo da média do mercado. Mais informações podem ser obtidas diretamente no LAS, no prédio da Agronomia da Udesc Lages, no Bairro Conta Dinheiro, e pelo telefone (49) 3289-9346.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h