Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

02/12/2015-13h41

Udesc Lages promoverá palestra nesta sexta em comemoração ao Dia Mundial do Solo

 

Evento visa despertar consciência do público sobre a consevação do solo - Foto: Divulgação

Para marcar o Dia Mundial do Solo, comemorado em 5 de dezembro, o Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, promoverá uma palestra sobre o tema, na sexta-feira, 4, às 8h, no Anfiteatro Caverna.

O evento é uma iniciativa do Departamento de Solos e Recursos Naturais da Udesc Lages para ressaltar a importância da conservação do solo. O encontro é aberto para estudantes, professores, profissionais da área e comunidade em geral.

Para a chefe do departamento, Letícia Sequinatto, lembrar o Dia Mundial do Solo é um modo de despertar a consciência das pessoas: "Procuramos trazer essas discussões para que toda a comunidade se envolva".

O palestrante será o especialista em conservação do solo, Neroli Cogo, que falará sobre "conservação do solo: por que é pouco valorizada e mal feita no Brasil?". Após a palestra, haverá espaço para um debate com os professores do curso de Agronomia, Álvaro Mafra, Jaime de Almeida, Júlio Pires Santos e Luciano Gatiboni.

O coordenador do evento, Ildegards Bertol, explica que as instituições são incentivadas pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) a comemorar e divulgar a data, com o objetivo de promover reflexões mais profundas sobre a importância da conservação do solo, um recurso natural não renovável: "O solo é o sustentáculo da nossa vida. Sem ele, nada podemos fazer".

De acordo com o professor, no Brasil, a preocupação com o solo ainda é voltada para a produção, enquanto a conservação está em segundo plano. "Este é o nosso principal problema. Precisamos do solo para produzir, mas não podemos esquecer que ele precisa ser conservado para manter o equilíbrio", afirma.

Programa Solo na Escola

O Departamento de Solos e Recursos Naturais na Udesc Lages desenvolve o programa Solo na Escola, envolvento professores e estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino de Lages.

O objetivo é mostrar que o solo é um componente do ambiente natural, que deve ser adequadamente conhecido e preservado, em função da sua importância para a manutenção do ecossistema e sobrevivência dos organismos que dele dependem.

O programa tem parceria da Secretaria Municipal de Educação. Os estudantes e professores visitam o departamento e participam de atividades desenvolvidas por professores e estudantes da Udesc Lages.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130/ 2101-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h