Evento reuniu agricultores, técnicos da área,
pesquisadores e acadêmicos - Foto: Fabrício Camargo
O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, promoveu, no último sábado, 3, o 1º Workshop Agroveterinário da Serra Catarinense e o 5º Dia Mundial do Solo.
O evento foi aberto à comunidade e teve como público alvo agricultores, acadêmicos e técnicos da área. A iniciativa é dos programas de extensão
Solo na Escola e
Sustenta Udesc, coordenados pelos professores Letícia Sequinatto e Osmar Klauberg Filho.
O encontro teve como tema "Solos: onde a alimentação começa" e marcou os 25 anos do curso de mestrado em Ciência do Solo da Udesc Lages. "É um dos primeiros mestrados e o primeiro programa a formar um doutor na Udesc", lembra o diretor-geral da Udesc Lages, André Thaler Neto.
O objetivo é aproximar a comunidade científica dos trabalhadores do meio rural, promovendo a difusão de conhecimento e a conscientização das necessidades dos agricultores da região. "Conseguimos compartilhar com a sociedade, trazendo produtores, técnicos e estudantes para dentro da universidade", diz Thaler. Estamos comemorando esta data e, ao mesmo tempo, angariando conhecimento, novas metodologias e novas técnicas", conclui o diretor.
A programação incluiu seis minicursos, que abordaram temas como adubação, sensoriamento, fertilidade do solo e bioinsumos. "O evento é uma oportunidade para fazermos uma reflexão sobre o papel do solo na sociedade, a segurança alimentar, a produção de alimentos e a necessidade de trabalharmos de forma adequada com o nosso solo", comenta o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc Lages, Álvaro Mafra.
Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130