Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

29/11/2022-15h46

Udesc Lages realiza curso de análise de semente para alunos, pesquisadores e profissionais

Curso é proovido pelo Laboratório Oficial de Análises de Sementes da Udesc (Laso) - Foto: Fabrício Camargo
Até sexta-feira, 2, o Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, recebe estudantes, técnicos de laboratório, pesquisadores e responsáveis técnicos, durante o Curso de Capacitação para Análises de Sementes Forrageiras e de Grandes Culturas.

O curso é promovido pela equipe do Laboratório Oficial de Análises de Sementes da Udesc (Laso) e está no quinto módulo. A abertura oficial aconteceu na manhã desta segunda-feira, 28, na Sala Multiuso, no prédio da Engenharia Florestal. 

O treinamento oferece 40 horas de atividades teóricas e práticas, com o objetivo de capacitar os profissionais para a avaliação da qualidade genética, física e fisiológica das sementes, de acordo com as Regras para análise de Sementes (Brasil, 2009). Os participantes também são capacitados para entender os processos de fiscalização, amostra, controle de qualidade e comercialização.

O módulo inclui palestras, exames de sementes infestadas, germinação, viabilidade e vigor de sementes em espécies como soja, feijão, trigo, capim sudão, aveia preta, azevém, brachiária e demais processos. "A proposta é que eles saiam daqui totalmente treinados e capacitados", afirma a coordenadora do Laso, professora Cileide Coelho.

A programação conta, ainda, com um treinamento para testes de qualidade fisiológica, ministrado pela consultora em qualidade de sementes e doutorado em ciência e tecnologia de sementes, Maria de Fatima Zorato. "É muito importante o contato e o trabalho com uma universidade desse nível como a Udesc", diz ela.

Sobre o Laso

Em 2019, o Laso foi credenciado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e é o único laboratório do Estado habilitado para receber amostras de órgãos fiscalizadores da produção e comercialização de sementes.

O laboratório é habilitado para receber amostras de sementes de órgãos oficiais, não só de Santa Catarina, mas de todo o País e, inclusive, do exterior nos casos de importação de sementes. O Laso é o nono laboratório oficial do Brasil e o primeiro a funcionar dentro de uma universidade.

Outras informações podem ser obtidas na página do laboratório ou no perfil do Laso no Instagram. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h