Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/03/2015-16h57

Udesc Lages realiza exames preventivos do colo do útero em parceria com Secretaria da Saúde

 

Segunda etapa de coletas atenderá fila de espera         Foto: Camila Constantini/Ascom Udesc
O setor de saúde do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, realizou nesta segunda-feira, 23, coletas para exame preventivo do colo útero. Cerca de 50 estudantes, servidoras e trabalhadoras terceirizadas foram atendidas gratuitamente.

As coletas foram feitas pela equipe do Centro de Estudos e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm), da Secretaria Municipal de Saúde. O procedimento de cada paciente levou cerca de 10 minutos e em dois meses elas terão os resultados dos exames em mãos. Casos graves serão encaminhados para especialistas.

"A evolução do câncer do colo uterino ocorre vagarosamente, levando em torno de 10 a 15 anos. Quando a paciente é atendida a tempo, é curável na quase totalidade dos casos", comenta a enfermeira do Ceasm, Fabiana da Silveira, justificando a importância do preventivo.

A ação terá outra etapa de coletas, em data ainda a ser definida, em função da grande procura. "No ano passado realizamos só um dia de coleta. Este ano serão dois, pois temos uma lista de espera com cerca de 30 pacientes", diz a enfermeira da Udesc Lages, Kelli Ribeiro Folmann.

Para realizar o exame é preciso comparecer ao setor de saúde e apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), mediante agendamento. Os resultados deverão ser retirados no próprio setor. "Toda mulher deve fazer o exame preventivo, todos os anos, a partir da primeira relação sexual ou após os 18 anos de idade", reforça kelli.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 2101-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h