Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

04/12/2019-16h59

Udesc Lages recebe mais de 500 visitantes em evento que alerta para preservação do solo

Alunos da rede pública visitaram feira de ciências com estandes de laboratórios - Foto: Ana Cristina
O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, realizou nesta quarta-feira, 4, uma série de atividades gratuitas e abertas à comunidade, para marcar o Dia Mundial do Solo, comemorado em 5 de dezembro.

A universidade recebeu cerca de 500 estudantes da rede pública de ensino, em uma feira de ciências, no ginásio de esportes. Os visitantes percorreram estandes dos laboratórios da Udesc Lages, da Epagri, do Ifsc e do Projeto Lixo Zero.

O evento também teve ação da Defesa Civil de Lages, que alertou, com vídeos educativos, sobre riscos ambientais, construções de moradias em lugares de risco e os perigos de desmoronamentos.

A programação teve, ainda, uma oficina de utilização de pó de rocha como estratégia de remineralização do solo, voltada para acadêmicos, professores, agricultores e extensionistas.

Para os produtores rurais da região, foi oferecida a palestra "Pare a erosão do solo, salve nosso futuro", ministrada pelo professor Ildegardis Bertol, do Departamento de Solos e Recursos Naturais da Udesc Lages.

O objetivo do evento é promover a conscientização sobre a necessidade da preservação, utilização adequada e conservação do solo. "É fundamental mostrar a importância e o poder desse recurso natural não renovável", alerta a doutoranda em Ciência do Solo, Schayanne Matos Henrique.

A ação é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da Udesc Lages. "Pesquisa e extensão universitária se faz ao levar o conhecimento para a população. Através da educação, podemos mudar essa realidade, falar sobre o nosso solo e preservar esse recurso tão importante", diz o coordenador do programa, Jackson Albuquerque.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h