Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

29/11/2016-17h16

Udesc Lages recebe prêmio em evento nacional sobre Manejo e Conservação do Solo e da Água

Cerca de 30 estudantes do programa de pós apresentaram trabalhos - Foto: Divulgação

Professores e estudantes do Programa de Pós Graduação em Ciência do Solo do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, participaram da 20ª Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água (RBMCSA) e receberam o prêmio de melhor trabalho científico na área de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas.

O trabalho intitulado "Utilização de dejeto líquido suíno na produção de milho em alta densidade" foi produzido por cinco estudantes: os doutorandos Caroline da Silveira, Diego Roters e Wagner Sacomori, o mestrando Gustavo de Oliveira e o acadêmico de Agronomia Walter Borges Junior. A pesquisa foi orientada pelo professor Álvaro Mafra.

O evento aconteceu de 20 a 24 de novembro, em Foz do Iguaçu, no Paraná, e teve como tema "O solo sob ameaça: conexões necessárias ao manejo e conservação da água". O encontro reuniu estudantes, professores, pesquisadores, representantes de empresas e da administração pública de todo o País. Foram apresentados novos conhecimentos científicos com cunho educacional, novas tecnologias e aspectos legais da conservação do solo.

Cerca de 30 estudantes do programa de pós apresentaram trabalhos no evento. "É muito importante podermos apresentar os trabalhos que são desenvolvidos dentro do departamento de Solos e Recursos Naturais e do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo e, acima de tudo, levar o nome da Udesc Lages", diz a chefe de departamento, Leticia Sequinatto.

A reunião também teve professores da Udesc Lages como palestrantes. Álvaro Mafra falou sobre formação e competências profissionais, durante a sessão "Formação e informação para a conservação do solo e da água". Ildegardis Bertol ministrou a palestra "Como integrar as estratégias disponíveis?", na sessão "Sistemas de manejo conservacionista do solo e da água".

Para a chefe do departamento, "a presença de acadêmicos e professores em eventos de nível nacional é importante para verificar o que está sendo trabalhado na área da Ciência do Solo e poder agregar novos conhecimentos".

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h