Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

30/08/2016-18h21

Udesc Lages recebe prêmio ambiental por projeto em conjunto com maior fabricante de papéis do País

Adelar Mantovani (à direita) recebeu o troféu em nome da Udesc Lages - Foto: Divulgação

O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, e a empresa Klabin foram vencedores do 23º Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria Conservação de Recursos Naturais, por um projeto desenvolvido em conjunto: Reserva Particular do Patrimônio Natural Estadual (RPPNE) - Complexo Serra da Farofa.

As duas instituições receberam o Troféu Onda Verde, na última sexta-feira, 26, durante o Fórum de Gestão Sustentável, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis. O Expressão de Ecologia é considerado o maior prêmio ambiental do País no segmento empresarial, com reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente.

A reserva natural pertencente à Klabin foi implantada no complexo da Serra da Farofa e possui uma área de quase cinco mil de hectares, que abrange os municípios de Bocaina do Sul, Painel, Rio Rufino, Urubici e Urupema.

O local é abrigo de pelo menos 600 espécies da flora e 75 da fauna, muitas em risco de extinção. Também abriga nascentes de rios como o Canoas, que forma a maior bacia hidrográfica de Santa Catarina, e o Caveiras, responsável por fornecer água aos lageanos.

A região foi dividida em seis grandes blocos a fim de criar corredores ecológicos para as espécies se desenvolverem. Desde 2008, professores e estudantes da Udesc Lages desenvolvem 17 projetos científicos para conservação de Mata Atlântica. Seis projetos estão ligados ao mestrado, quatro ao doutorado e sete à graduação.

O diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc Lages, Adelar Mantovani, recebeu o prêmio em nome da instituição e comenta que a reserva possui uma excelente infraestrutura para o desenvolvimento dos trabalhos. "O local é de rica biodiversidade para aprofundar conhecimentos e desenvolver a conservação da natureza".

O Prêmio Expressão de Ecologia foi criado em 1993 pela Editora Expressão para divulgar as ações ambientais das empresas da região Sul do Brasil e incentivar que outras seguissem o mesmo caminho. Em 2015, o programa de extensão Amigo do Carroceiro, da Udesc Lages, foi vencedor na categoria Bem-Estar Animal.

Leia mais:

18/08/2015 - Programa Amigo do Carroceiro, da Udesc Lages, recebe maior prêmio ambiental do Sul do País


12/03/2015 - Programa Amigo do Carroceiro da Udesc Lages é vencedor do maior prêmio ambiental do sul do País

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h