Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

07/05/2019-19h05

Udesc Laguna elabora projeto arquitetônico para unidade de conservação na Serra de SC

 

Escritório da universidade projetou centro de pesquisa (telhado branco) da RPPN Serra da Farofa - Foto: Div.
Localizada na Serra Catarinense, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Complexo Serra da Farofa ganhou neste ano o Centro de Interpretação da Natureza (Cinat), que teve o projeto arquitetônico desenvolvido pelo Escritório de Cooperação Técnica do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna.

Inaugurado em março, o centro começou a ser projetado há três anos, sob orientação do professor Jader Afonso Savi Mondo, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Udesc Laguna, por meio de convênio firmado entre a universidade e a empresa Klabin, que é a proprietária da RPPN. O trabalho do escritório também contou com um estagiário, o acadêmico Márcio Flávio Ramos Moreira, além de acadêmicos voluntários.

Criado pela Klabin para dar apoio ao desenvolvimento de pesquisas científicas, o Cinat hospeda especialistas, pesquisadores e estudantes de todo o País. O local dispõe de alojamentos para até 40 visitantes, com dormitórios, refeitório e auditório.

Com investimento de R$ 800 mil pela empresa, a construção teve controle do impacto ambiental no canteiro de obras e usou estratégias de projeto que minimizassem a necessidade de ferramentas de climatização e manutenção. Para diminuir o impacto, foi utilizada a técnica wood-frame (estrutura modular em madeira), com materiais que chegaram já prontos ao local, o que otimizou o tempo e reduziu a produção de resíduos.

Sobre a reserva

Reserva Particular do Patrimônio Natural é uma categoria de unidade de conservação criada pela vontade do proprietário rural, ou seja, sem desapropriação de terra. No momento que decide criar uma RPPN, o proprietário assume compromisso com a conservação da natureza.

A RPPN Complexo Serra da Farofa fica em uma área de mata nativa de aproximadamente cinco mil hectares, que é mantida desde 2007 pela Klabin e está dividida em seis grandes blocos, nos municípios de Painel, Urupema, Rio Rufino, Urubici e Bocaina do Sul.

Antes mesmo da formalização da reserva – realizada pela Klabin em 2014 –, a riqueza da área já motivava estudos, sobretudo na área de flora, envolvendo pesquisadores e estudantes da Udesc.

A região abriga nascentes importantes, como as que compõem os rios Canoas e Caveiras, além de espécies de animais ameaçadas de extinção, por isso o local é alvo de diversas pesquisas relacionadas ao seu bioma.

Mais informações

Mais informações sobre o projeto arquitetônico podem ser obtidas pelo e-mail arquitetura.ceres@udesc.br.

Siga as novidades da universidade pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede, WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ganhar conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h